Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Artes Gráficas

Exposição "2010/2020: Um panorama da arte urbana em Belo Horizonte"

Descrição

Neste domingo, 08/11, será inaugurada a exposição 2010/2020: Um panorama da arte urbana em Belo Horizonte, que apresenta 13 obras criadas por 16 artistas e tem curadoria de Juliana Flores, uma das idealizadoras do CURA.

Segundo a curadora, a proposta da exposição parte de um desejo pulsante de entendimento da nossa cidade, nossos conflitos e afetos a partir do lugar da arte

. Para ela, propor um panorama desse período é no mínimo desafiado e por isso foi preciso estabelecer um recorte espaço-temporal. “Belo Horizonte tem uma das cenas mais interessantes e pulsantes de arte urbana do país, e conta com centenas de artistas que modificaram a paisagem urbana nos últimos anos.

Por isso é preciso dizer que fomos confrontados com dois desafios: o primeiro é a certeza de que uma exposição jamais dará conta de abarcar toda a produção e artistas atuantes no cenário, e o segundo é o de mostrar em um espaço único e privado uma linguagem que nasceu e pulsa nas ruas da cidade, com todos os diálogos, espaços e respiros que o ambiente urbano proporciona”, conta Juliana.

Ao colocar 13 obras num único espaço propõe-se um mergulho na história e nos ícones urbanos visuais da cidade.

O caminho que culminou em uma década tão fértil para a arte urbana, foi trilhado por muitos artistas que vieram antes e desafiaram uma ordem pré-estabelecida, com muita coragem e criatividade.

O que será apreciado na exposição foi plantado na década de 80, com o início do movimento hiphop na cidade e de lá pra cá grandes artistas levaram o nome de Belo Horizonte para a cena nacional de arte de rua, alcançando respeito e valorização por todo o país.

Para que o público possa ter uma pequena experiência do que significa a cena de arte urbana local serão exibidas 13 obras de arte criadas por 16 artistas.

Este panorama subjetivo foi construído a partir de imagens icônicas que marcaram o imaginário coletivo dentro de um recorte espaço-temporal específico.

Quem anda com os olhos atentos certamente já viu um bolinho da Raquel, uma criança pintada de palhaço do Zack e as formas abstratas pontilhadas do Alvim, por exemplo.

Espera-se que a visita à exposição seja apenas o ponto de partida para uma vivência maior e mais ampla que é o caminhar e o experenciar a cidade de Belo Horizonte através da arte e do afeto.

A exposição 2010/2020: Um panorama da arte urbana em Belo Horizonte ambiciona contar a história da arte urbana de BH da última década através de 13 obras criadas por 16 artistas urbanos locais. São eles: Criola, Gabriel Dias, Lídia Viber, Thiago Alvim, MTS, Comum, kiD AZucrina, Raquel Bolinho, Pdf Crew, Nilo Zack, Gud, Goma, Surto Real, André Gonzaga Dalata, Davi DMS e Clara Valente.

Localização
online
Informações
Data
a
Exposição tem curadoria de Juliana Flores, uma das idealizadoras e curadoras do CURA - Circuito Urbano de Arte, maior festival de arte urbana de Minas Gerais
Entrada
Gratuito