Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Artes Plásticas

Exposição: “YARA TUPYNAMBÁ – 70 ANOS DE CARREIRA” - CCBB BH

Descrição

Um bom programa para essa fase de reabertura dos teatros e galerias em Belo Horizonte é a exposição “Yara Tupynambá – 70 anos de carreira”.

Com visitações suspensas desde a inauguração, em março, a mostra volta ao formato presencial e será estendida até 30 de agosto, seguindo os protocolos de segurança.

São 74 obras de diferentes fases da carreira da maior muralista brasileira, que trazem temática voltada para o meio ambiente.

Uma novidade é que a artista pretende estar com o público, aos domingos, para dividir sobre os bastidores de sua criação.

A exposição fica aberta à visitação de quarta a segunda, das 10h às 22h. Será possível encontrar-se com a pintora aos domingos, entre 16h e 20h.

No 1º andar da exposição podem circular 28 pessoas, por vez, e no 2º, até 8 visitantes.

Para acesso ao prédio do CCBB BH é necessária retirada prévia de ingresso online no site bb.com.br/cultura ou pelo Eventim (site ou app), e apresentação na entrada, por meio do QR Code no celular.

Quem preferir ficar no conforto de casa, pode apreciar as obras da artista via tour virtual www.yaratupynamba.org.br.

Este projeto tem o patrocínio do Banco do Brasil. “Artes plásticas são silêncio, contemplação.

É muito seguro permitir a presença de pessoas circulando durante uma exposição”, diz a artista que, já neste domingo, dia 18 de julho, tem a intenção de encontrar com o público para abordar os desafios e curiosidades do que está por trás da criação de suas telas.

“Eu sou uma artista, quero que as pessoas possam ver meu trabalho, quero saber como a obra chega nelas. Com a exposição reaberta e a vacina em dia, estou duplamente aliviada”, diz.

Com telas que ultrapassam 1 metro de altura, a mostra conta com quadros e gravuras de alguns dos mais importantes painéis da trajetória de Yara, além de uma série inédita sobre o Parque Municipal e os jardins da casa da artista.

“O digital possibilita o acesso, mas não é a mesma coisa de você ver um grande painel de perto.

É um trabalho longo para conclusão de uma obra dessas e o computador não pega as sutilezas de cor.

No contato ao vivo com a obra de artes plásticas, o impacto é muito maior”, afirma a artista.

Localização
CCBB Belo Horizonte - Galerias do térreo e 2º andar - Praça da Liberdade, 450 - Bairro Funcionários
Data
a
a
Para que o público possa apreciar as obras por mais tempo, a mostra será estendida até 30 de agosto, com direito a visitas guiadas pela própria artista, aos domingos. Os ingressos para visitação são limitados e estão disponíveis no site bb.com.br/cultura.
Entrada
Gratuito