Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Artes Plásticas

Exposição: “Todas as coisas são infinitas coisas" - Ciclo de Mostras 2024

Descrição

De 25 de abril a 02 de junho, o BDMG Cultural apresenta a exposição “Todas as coisas são infinitas coisas", uma série de obras do artista visual Iago Marques. Entre desenhos, pinturas e colagens, a mostra incorpora aspectos do lúdico, o prazer, o jogo e a espiritualidade para refletir condições da vida, como a não-linearidade, fragilidade e efemeridade da existência. A abertura da exposição ocorre, a partir das 19h, na Galeria de Arte BDMG Cultural e marca a inauguração do Ciclo de Mostras 2024.

Com 25 obras de dimensões variadas, sendo pinturas em acrílica e técnica mista, a exposição tem como ponto de partida o Trabalho de Conclusão de Curso do artista na Escola de Belas Artes da UFMG. “Neste trabalho, me aprofundei em temas que me são importantes, como a colagem, a pintura abstrata, o processo de criação no ateliê, cadernos de processos e ideias como efemeridade, desgaste e urbanidade. Enquanto realizava a pesquisa e escrita do TCC, comecei a idealizar os trabalhos que fazem parte da exposição na Galeria de Arte BDMG Cultural”, relata Iago Marques.

A mostra “Todas as coisas são infinitas coisas” é marcada pela abstração e pela utilização de cortes fortes e vibrantes, assim como da ressignificação do cotidiano. “Minhas inspirações vem do sol, que é de onde surgem as cores e a luz, na vida espiritual, no gesto humano. Defendo que a arte é um lugar onde podemos alterar a razão e a lógica, e dessa forma se conectar com as pessoas, seus sentidos e sentimentos”, reflete o artista visual.

“Iago Marques retrata na abstração de suas obras a não-linearidade da vida e os sentimentos que permeiam o ato da existência. Essa compreensão atua na colagem de tempos, passado, presente e futuro e a possibilidade de uma coexistência destes. Com essa mostra, o artista traz incógnitas imagéticas nos convidando a caminhar através das imagens produzidas por meio do sentimento. Tal cosmovisão ultrapassa uma compreensão racional sobre o significado de suas obras”, relata a artista Alinne Damasceno no texto curatorial da exposição.

A série “Todas as coisas são infinitas coisas” foi selecionada no edital de concorrência pública de artes visuais do BDMG Cultural, realizado entre novembro e dezembro de 2023. A mostra de Iago Marques inaugura o Ciclo de Mostras 2024 que, durante todo o ano, vai receber mais três ocupações artísticas na Galeria de Arte: coletiva de Ambuá e Izabella Coelho, individual de Rafael Fernandes Alves e de Leíner Hoki. Todas as exposições ganharão catálogo e estarão disponíveis em plataforma virtual exclusiva.

Localização
Galeria de Arte BDMG Cultural
Rua Bernardo Guimarães, 1600 - Lourdes
Centro-Sul
Eventos neste mesmo local

Video

 

Horários
a
Funciona diariamente das 10h às 18h.
Quintas-feiras: das 10h às 21h.
Na abertura, excepcionalmente, das 19h às 22h.
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar