Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Artes Visuais

Exposição: Marina Nazareth na Fundação de Educação Artística

Descrição

A Fundação de Educação Artística inaugura sua programação cultural de 2024 com a exposição Marina Nazareth, em que a artista mineira mostra sua produção mais recente. Realizadas entre 2019 e 2023, os cerca de 60 trabalhos consistem em desenhos de pequeno e médio formato que serão exibidos ao público pela primeira vez.

A abertura da exposição será na próximas sexta-feira, dia 10 de maio, às 18h, no Centro Cultural Fernando Pinheiro Moreira, com entrada franca.

Marina Nazareth (Belo Horizonte, MG, 1938) é pintora, desenhista, gravadora, escultora e professora. Em 1965, inicia estudos de desenho com Maria Helena Andrés em Belo Horizonte e frequenta o curso de Belas Artes da UFMG, onde tem aulas com Álvaro Apocalypse, Yara Tupinambá, Herculano de Campos e Haroldo Mattos. Muda-se para o Rio de Janeiro para estudar teoria da composição e história da arte com Fayga Ostrower, entre 1966 e 1968. Suas pesquisas e estudos rendem exposições na Reitoria da UFMG (1969) e participação no XV e XVI Salão de Arte Moderna do Rio de Janeiro, entre outras.

Retorna a Belo Horizonte e trabalha como assessora da Coordenadoria de Cultura do Estado de Minas Gerais, além de realizar pesquisas sobre cor, paisagens mineiras, temas da natureza, que marcaram sua trajetória de 60 anos como artista. Participa da criação da Casa Litográfica e do Atelier Santo Antônio do Monte, em 1978, do Núcleo Experimental da Escola Guignard, dirigido por Amilcar de Castro, em 1981, e dirige o Museu Mineiro em 1983.

Nesta exposição, Marina Nazareth explora diferentes técnicas do desenho, voltados à abstração, as formas livres e a experimentação de traços sobrepostos a cores. Os trabalhos refletem a extrema liberdade poética da artista, aliando composição ao equilíbrio formal e cromático.

Localização
Centro Cultural Fernando Pinheiro Moreira
Rua Gonçalves Dias, 320 - Funcionários
Centro-Sul
Informações
Horários
a
A exposição fica em cartaz até o fim de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30, e sábado, das 9h às 12h30.
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar