Eventos /  Festival la la-ticket green  /  Literatura

CONFERÊNCIA DE ABERTURA - EDITORIAS NEGRAS NO BRASIL: NOTAS SOBRE SER ESTRANGEIRO EM SUA PRÓPRIA TERRA

Descrição
ABERTURA
Fabíola Moulin – Secretária Municipal de Cultura e Presidente Interina da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Gabriela Santoro – Diretora-Presidente do Instituto Periférico

A partir do histórico das casas editoriais fundadas e dirigidas por pessoas negras no Brasil, consideraremos os processos de exclusão e de resistência de personalidades culturais que, a exemplo de Maria Mazarello Rodrigues, da Mazza Edições, têm publicado as interpretações de um outro país, estrangeiro para muitos leitores e leitoras brasileiros. Ser estrangeiro, nesse caso, diz respeito à necessidade de repensarmos o sentido da pluralidade cultural que fundamenta nosso país, apesar da lógica de hierarquização da cultura e do pensamento que permeia as instâncias oficiais de nossa sociedade. A prática editorial, sob esse aspecto, tem muito a revelar sobre os impasses de uma sociedade multicultural que, por força de circunstâncias políticas e econômicas, se restringe a um espectro mínimo de entendimento e divulgação dessa realidade multicultural. A questão, fundamental, por fim, consiste em indagar: quantos países nos habitam? quantos países damos a ver através de linhas editoriais? 

Edimilson de Almeida Pereira (MG); mediação: Ana Elisa Ribeiro e Madu Costa (BH) 

Edimilson de Almeida Pereira é poeta, ensaísta e professor na Faculdade de Letras da UFJF. Publicou, entre outros, os livros Entre Orfe(x)u e Exunouveau: análise de uma epistemologia de base afrodiaspórica na Literatura Brasileira (Editora Azougue), Guelras (Mazza Edições), Poesia + antologia 1985-2019 (Editora 34) e O ausente (Relicário Edições). 

Ana Elisa Ribeiro e Madu Costa são curadoras da 4ª edição do FLI BH.

Data: 10/8

Horário: 19h30

Classificação: livre

Público-alvo: jovens e adultos

Recursos de acessibilidade: libras, legenda de texto

Transmissão: YouTube – Acesse AQUI

 

Localização
https://www.youtube.com/watch?v=aJ-8jvFXaKc
Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito