Eventos /  Fórum la la-ticket green  /  Ciências sociais

Fórum Regional do Capitalismo Consciente - Belo Horizonte 2023

Descrição

Em 2023, o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) completa 10 anos e se levanta diante do desafio de dar voz a discussões sobre 10 impactantes desigualdades do país. Em todas as ações previstas para o ano, haverá uma forte e transversal conexão com o 10º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata sobre a Redução das Desigualdades. O propósito dos eventos do Capitalismo Consciente é dar luz às desigualdades que encontramos na sociedade, para as quais a iniciativa privada pode acolher e colaborar. 

Neste ano comemorativo, o III Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente conta com um novo formato e inclui vários Fóruns Regionais que acontecerão pelo país. Ao todo, serão 11 eventos presenciais distribuídos por quatro Regiões brasileiras.

Cada filial escolheu uma desigualdade para abordar regionalmente e a Filial do Capitalismo Consciente em Belo Horizonte (MG) irá falar sobre a desigualdade no acesso à educação de qualidade.

O acesso à educação de qualidade é fundamental para o desenvolvimento pessoal e coletivo de uma sociedade.

Ele permite que as pessoas construam conhecimentos, habilidades e edifiquem valores que serão importantes para toda a vida. Além disso, a educação é a base para se combater qualquer desigualdade, além de promover a inclusão social. No entanto, muitos obstáculos ainda impedem que muitas pessoas tenham acesso à educação de qualidade, de educação básica à educação empreendedora.

É chegado o momento de que o setor privado coloque-se neste lugar de protagonismo para um melhor acesso à educação de qualidade. O Fórum Regional do Capitalismo Consciente em Belo Horizonte (MG) discutirá como a iniciativa privada pode contribuir para a redução desta desigualdade baseado nos quatro pilares do Capitalismo Consciente.

O Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente busca alinhar teoria e prática oferecendo tanto palestras e mesas redondas quanto workshops. O período da manhã é dedicado a grandes lideranças que irão apresentar e articular importantes conceitos relacionados aos pilares do Capitalismo Consciente e à desigualdade escolhida pela filial.

Já o período da tarde trará a uma abordagem mais prática dos conceitos trabalhados no período da manhã em dois workshops. As pessoas que não forem participar dos workshops estarão convidadas para fortalecerem seu networking e suas redes locais de engajamento com o Capitalismo Consciente.

Programação:

8h30 Welcome Coffee e credenciamento
9h00 ABERTURA Fundação Dom Cabral e Instituto Capitalismo Consciente Brasil
9h30 ESCOLA DE NEGÓCIOS DA FAVELA: Educação que compartilha propósito e gera impacto positivo com Emilena Oliveira e Tatiana Senra (FDC)
9h55 EDUCAÇÃO DE STAKEHOLDERS: Gerando mais valor para a sociedade e para os negócios com Christiano Rohlfs (Inter & Co), Roberto Matias (Totvs) e Kátia Rocha (Patrus Transportes) com mediação de Denise Baumgratz.
10h55 10 ANOS DO CAPITALISMO CONSCIENTE NO BRASIL com Daniela Garcia (Instituto Capitalismo Consciente Brasil)
11h05 CAPITALISMO CONSCIENTE: Por uma gestão mais humana e sustentável com Hugo Bethlem (Instituto Capitalismo Consciente Brasil)
12h05 PRÁTICAS CONSCIENTES:  Mineração Morro do Ipê  com Cristiano Parreiras
12h30 INTERVALO PARA ALMOÇO
14h Inteligência poética com Nuno Arcanjo
14h15 WORKSHOP JOGO DO CAPITALISMO CONSCIENTE: Quatro pilares em prol da Educação
15h45 Intervalo
16h WORKSHOP MIND SHAKERS: O futuro é agora! - com Ricardo Castanheira e Leila Said
17h30 ENCERRAMENTO

SPEAKERS CONFIRMADOS

Christiano Rohlfs Coelho
Head de Sustentabilidade na Inter & Co
Profissional de Mercado de Capitais e Head de Sustentabilidade, com foco nas interseções de Impacto do Tema com os Negócios, o Meio Ambiente e a Sociedade, incentivando a melhoria contínua via Integração ESG Corporativa.

Cristiano Parreiras
Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade na Mineração Morro do Ipê
Advogado com mais de 20 anos de carreira no setor minero-siderúrgico, com atuação em grandes empresas, associações comerciais e empresariais, com foco em relacionamento institucional e sustentabilidade. Atualmente é diretor pleno na Associação Comercial de Minas e diretor de assuntos corporativos e sustentabilidade na Mineração Morro do Ipê, onde contribui para a implementação de uma agenda contínua de inovação integrada ao ESG, considerando todos os stakeholders. Embaixador do Movimento Capitalismo Consciente.

Daniela Garcia
CEO no Instituto Capitalismo Consciente Brasil
Jornalista com mais de 25 anos de experiência, atuou com estratégia e posicionamento de marcas e como Designer de Negócios para Micro e Pequenos empreendedores. Entusiasta do terceiro setor e dos negócios de impacto social, articula parcerias com o mundo corporativo. No Instituto Capitalismo Consciente Brasil trilhou uma escalada como Coordenadora de Comunicação, Diretora de Operações e atualmente é a CEO da organização.

Denise Baumgratz
Liderança Regional no Instituto Capitalismo Consciente Brasil
Líder da Filial Regional do Capitalismo Consciente em Belo Horizonte, onde busca ajudar a transformar MG por meio da inspiração de negócios conscientes e sustentáveis. Atuou por 17 anos no mundo corporativo, tendo sido Gerente-Geral de Marketing da Usiminas. Hoje é mentora de pessoas e consultora de estratégia e gestão de negócios. Economista, com especializações em Gestão de Negócios, Comunicação Estratégica e Administração Financeira.

Emilena Oliveira
Gerente de Projetos da FDC e Diretora da Escola de Negócios da Favela
Especialista no desenvolvimento de diretrizes, posicionamento institucional, implementação de projetos, iniciativas de inclusão e diversidade na área educacional. Experiência em gerenciamento de projetos de impacto social, gestão de KPIs, articulação de redes intersetoriais, responsabilidade social corporativa, relacionamento com comunidades e demais stakeholders, negociação e planejamento estratégico a partir da perspectiva de ESG. Graduada em Serviço Social, com MBA na área de Gestão de Projetos e Negócios pela faculdade Pitágoras e Design Instrucional pelo Senac - SP.

Gabriel Monteiro
Head de expansão nacional no Instituto Capitalismo Consciente Brasil
Gabriel é biólogo, mestre em oceanografia, jornalista científico, empreendedor e líder consciente, com mais de dez anos de experiência na área acadêmica ambiental e no terceiro setor. Tem preocupação com o meio ambiente, especialmente com os oceanos, e tem experiência em pesquisa científica, comunicação e gestão para transformação. Atualmente, é Head de Expansão no Instituto Capitalismo Consciente Brasil, gere as Filiais Regionais do Instituto trabalhando com liderança, gestão e desenvolvimento de equipes e projetos, visando inspirar e apoiar empresas a implementarem práticas ESG para geração de impacto socioambiental e valor compartilhado.

Hugo Bethlem
Chairman no Instituto Capitalismo Consciente Brasil
Cofundador e Chairman do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, Conselheiro de empresas e ONGs, 40+ de vivência como C Level em empresas de varejo, GPA , Dicico, Sé Supermercados, Hopi Hari e Carrefour, começou a carreira na Arthur Andersen. Formado em administração e contabilidade pela FMU SP. Especializações em Gestão - Cornell, Empreendedorismo - Babson, Gestão e Liderança e Blockchain- Oxford, Conselhos de Administração - IMD, Empreendedorismo Social - Stanford, Inovação - Harvard, Economia Circular e Sustentabilidade - Cambridge e Liderança em Empresas de Consultoria - PSF - Oxford - pós MBA na Escola de Negócios Saint Paul – SEER. Eleito Executivo Financeiro do ano 1991 - O Equilibrista - IBEF – SP.

Katia Rocha
Conselheira da Patrus Transportes
Especialista em Gestão de Negócios e formação em Psicologia, possui mais de 25 anos de experiência na área de Gestão em empresas nacionais e multinacionais, nos segmentos de Telecomunicações, Mineração e Transporte. Atuou como HR Manager nas empresas Ferrous Ressources e TIM, sendo responsável pela gestão dos processos das áreas de Recursos Humanos e Comunicação. Foi Diretora de Gente, Gestão e ESG da Patrus Transportes e atualmente é membro do Conselho de Administração. É também fundadora da Consultoria Flow Change.

Leila Said
Leila Said Call to Action
Entusiasta da APRENDIZAGEM e do PROTAGONISMO, atua como Treinadora, Palestrante, Consultora, Professora e Mentora. Foco na área de Gestão de Pessoas, Comunicação Empresarial, Treinamento de equipes de alta performance, Gestão de Projetos, Design Thinking, com ênfase em Estratégia, Conhecimento e Empreendedorismo. Co-idealizadora das Imersões TIRE SUA PALESTRA DO PAPEL e AS TREINADORAS.

Ricardo Castanheira
Co-founder da Gestores de Sonhos
Mestre em administração, mentor de startups pela Abstartups-SP, trainer, especialista sênior em engajamento, liderança e cultura, 11 anos de vivência como professor universitário, 20 anos de experiência como executivo de RH em empresas como Coca-Cola e Asea Brown Boveri.

Roberto Matias
Área de Gente na Totvs
Coordenação do RH (Relações Humanas) e Business Partner. Está no RH da TOTVS há aproximadamente 15 anos, tendo como foco e propósito de mover líderes e times no intuito de potencializar pessoas e exponencializar negócios. Graduado em Tecnologia, com especialização em Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas. Atua com equipes multidisciplinares em várias regiões do país e subsistemas de RH (Atração e Seleção, Desenvolvimento Organizacional, Capacitação, Remuneração e Benefícios, Carreira e Sucessão, Cultura e Clima Organizacional).

Tatiana Senra
Relações Institucionais e Assessora Institucional da Presidência da FDC
Analista de Relações Institucionais, atua na construção e fortalecimento do relacionamento com stakeholders. Participa da articulação, identificação e avaliação de oportunidades de parcerias e de conexões entre projetos. Atua também como assessora institucional do presidente da FDC. Graduada em Relações Públicas, com Especialização em Projetos (FDC), e Especialização em Comunicação, Diversidade e Inclusão nas Organizações (PUC-MG).

O Instituto Capitalismo Consciente Brasil é uma organização sem fins lucrativos. 

Confira a agenda completa do III Fórum do Capitalismo Consciente:
Acesse www.ccbrasil.cc para mais informações sobre todos os eventos.

Localização
FDC - Fundação Dom Cabral - Campus Belo Horizonte
Rua Bernardo Guimarães, 3071 Santo Agostinho
Centro-Sul
Informações
Horários
a
Entrada
Pago
PROMOÇÃO
Capitalismo Consciente Brasil
REALIZAÇÃO
Capitalismo Consciente Brasil
Você também pode se interessar