O que Fazer / Arte e Cultura /  Igrejas la la-institution red

Igreja São José

Descrição

A Paróquia São José foi criada em 27 de janeiro de 1900, por Dom Silvério Gomes Pimenta, e entregue aos Missionários Redentoristas para o seu cuidado pastoral.
A pedra fundamental da igreja foi lançada em 20 de abril de 1902, começando a ser utilizada como matriz em 19 de março de 1904. Em 1910, foi construída a escadaria principal e, entre 1911 e 1912, realizou-se a pintura do seu interior.
Há mais de cem anos, é lugar privilegiado de religiosidade, cultura, manifestações e encontros na cidade de Belo Horizonte.
O projeto arquitetônico do templo foi elaborado por Edgard Nascentes Coelho e as obras foram dirigidas pelo irmão redentorista holandês Gregório Mulders. A Igreja de São José adotou o plano basilical -difundido com o ecletismo- com três naves, absides poligonais, na cabeceira e no transepto, e projeção frontal do corpo da torre central. O interior do templo possui iluminação moderada, proveniente da sequência de vitrais coloridos, cuja composição apresenta ornatos geométricos nas guarnições e estrelas, ou flores, no coroamento.
A ornamentação pictórica da igreja foi executada pelo pintor alemão Guilherme Schumacher, entre 1911 e 1912, com a utilização do método de moldes. Em oito quadros, junto ao forro da nave central, é retratada a vida de São José, desde o seu compromisso com Maria, até a sua morte, passando pelo nascimento de Jesus Cristo, a apresentação no templo, a fuga para o Egito, o encontro de Jesus no templo e a sua profissão de carpinteiro. No presbitério, encontramos a representação da Santíssima Trindade no eixo principal, ladeada de figuras de reis, rainhas, bispos, homens e mulheres, além de uma corte de anjos.
Nas laterais, pinturas que representam as doze constelações (ou signos do zodíaco), lembrando o decurso do tempo e a imutabilidade divina. Todo o universo está a serviço de Deus, o Criador.

Localização
Rua Tupis, 164 - Centro - Belo Horizonte
Centro-Sul
Informações
Funcionamento
segunda-feira 6:00-20:00
terça-feira 6:00-17:30
quarta-feira 6:00-20:00
quinta-feira 6:00-20:00
sexta-feira 6:00-20:00
sábado 6:00-20:00
domingo 6:00-20:00
Entrada
Gratuito
Acessibilidade
Física/Motora
Mobilidade reduzida
Acessibilidade parcial
Possui Estacionamento
Sim
Bar/Restaurante/Café
Não
Visita Guiada
Não