O Museu da Moda de Belo Horizonte - MUMO, inaugurado em 2016, surgiu como uma evolução do Centro de Referência da Moda, criado em 2012. Tornou-se, então, o primeiro museu público de moda do Brasil e importante marco para o reconhecimento da moda como bem cultural da capital. Com essa iniciativa, reforçou-se o reconhecimento da moda como bem cultural e patrimônio nacional, por meio da adoção, pela instituição, de um programa dinâmico e variado.
Os espaços da instituição são entendidos para além de exposições, encontrando-se também abertos para criação, fruição e experimentação. O MUMO tem como missão “preservar, pesquisar e difundir acervos referentes à moda na capital mineira, em suas múltiplas facetas, dialogando com a contemporaneidade e estimulando o pensamento crítico”. Nesse sentido, pretende “ser uma instituição de referência em memória, conservação e pesquisa de moda, indumentária e comportamento”.
Este museu estará reaberto à visitação a partir do dia 04 de fevereiro de 2021, seguindo todos os protocolos das medidas de prevenção ao contágio pela Covid-19. O agendamento da visita pode ser feito acessando o site: pbh.gov.br/reaberturamuseus
Acesse a programação do Museu da Moda.