Arraial de Belô: festa boa também cuida da cidade que a gente ama
A 46ª edição do Arraial de Belô reafirma o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte e da Belotur com uma cidade mais sustentável, inclusiva e acolhedora. A festa mais tradicional do nosso calendário é também um espaço de transformação social e ambiental.
Ações com foco em sustentabilidade e inclusão
Durante todo o período junino, ações concretas estão sendo colocadas em prática com foco na responsabilidade coletiva e no legado que queremos deixar:
✔️Gestão sustentável de resíduos: Todos os resíduos gerados na festa estão sendo cuidadosamente direcionados: os recicláveis são entregues a cooperativas, fortalecendo o trabalho de catadores e promovendo renda, e os resíduos orgânicos da Vila Gastronômica são compostado, ajudando a fechar o ciclo e devolver nutrientes ao solo.
✔️Protocolo Quebre o Silêncio: Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o Arraial de Belô passou a contar com um protocolo específico para prevenção e combate à violência contra as mulheres. Fornecedores, equipes de produção e parceiros passaram por capacitações para garantir um ambiente seguro e acolhedor.
✔️Campanha contra o assédio: A Guarda Civil Municipal está atuando com distribuição de adesivos e materiais informativos, reforçando o combate à importunação sexual. A comunicação no palco e nas sinalizações do evento também trazem mensagens firmes de prevenção, tornando o espaço mais respeitoso para todas as pessoas.
✔️Reaproveitamento de lonas: Depois da festa, as lonas de sinalização não vão parar no lixo e serão transformadas em novos produtos. Uma ação que reduz o descarte em aterros, economiza recursos naturais e ainda pode gerar renda.
✔️Diversidade e inclusão em foco: Pela primeira vez, a Belotur está realizando um levantamento de dados sobre diversidade entre os principais parceiros da festa. A ideia é mapear, ampliar e valorizar a representatividade dentro e fora dos palcos, promovendo relações mais equitativas e justas.
✔️Feira de Economia Solidária: Todos os dias, seis empreendedores da Feira de Economia Popular Solidária ocupam um espaço exclusivo no evento. Com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, estão sendo comercializados produtos artesanais, roupas e acessórios típicos, baseados nos princípios da coletividade, justiça social e respeito à diversidade.
✔️Bosque Junino: Como forma de compensação ambiental, cerca de 200 mudas de árvores serão plantadas em BH após o encerramento do Arraial. A ação busca neutralizar as emissões de carbono geradas pelos geradores e transporte durante a festa.
✔️Acessibilidade em Libras: Para garantir inclusão de pessoas surdas ou com deficiência auditiva, intérpretes de Libras estão presentes tanto no palco quanto no tablado. É mais acessibilidade para que todo mundo possa aproveitar a festa!
E a programação continua neste fim de semana
O Arraial de Belô segue neste fim de semana, dias 19 e 20 de julho, no Mineirinho, com o Concurso Municipal de Quadrilhas, que traz as apresentações das quadrilhas do Grupo Especial, além das delícias da Vila Gastronômica e da programação do Palco Coreto. Entre os destaques musicais, dois grandes shows nacionais: Fafá de Belém (sábado) e Geraldo Azevedo (domingo). Uma programação que valoriza nossas tradições, incentiva a cultura e convida toda a cidade para celebrar com alegria e consciência.

Festejar com intenção, afeto e de olho no futuro
Como reforça a presidente da Belotur, Bárbara Menucci: “O Arraial de Belô é mais do que uma festa, é uma oportunidade real de colocar em prática um jeito mais consciente de viver e celebrar a cidade. É com esse olhar que temos trabalhado na Prefeitura de Belo Horizonte, na Belotur, levando princípios de sustentabilidade para os grandes eventos da cidade.”
O Arraial de Belô é exemplo de que tradição e inovação podem caminhar juntas. Seguimos comprometidos com um turismo mais justo, afetivo e transformador.

