Quadrilha Nossa Junina
Foto: Diego Ruahn / Belotur

Uma festa segura, vibrante e cheia de tradição: conheça as campeãs do Concurso de Quadrilhas dos Grupos de Acesso e Disputa

O Arraial de Belô 2025 começou com tudo! E o primeiro fim de semana da festa no Mineirinho foi marcado por três pilares que mostram por que o evento é um dos mais importantes do calendário cultural da cidade: segurança, tradição e emoção.

Na primeira etapa do Concurso Municipal de Quadrilhas, os grupos dos Grupos de Acesso e de Disputa encantaram o público e agitaram o tablado com coreografias criativas, figurinos impecáveis e muita energia. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, como parte de uma política pública que valoriza a cultura popular e o trabalho de dezenas de quadrilhas juninas da capital.


No Grupo de Acesso, a grande campeã foi a Quadrilha Nossa Junina, que conquistou o primeiro lugar e garantiu uma vaga no Grupo Especial de 2026. Também foram promovidas para o próximo nível as quadrilhas Formigueiro Quente (2º lugar), Pé de Serra (3º lugar) e Estrela Matutina (4º lugar).


Já no Grupo de Disputa, quem levou o troféu foi a Quadrilha Balancê Mineiro, que celebrou seus 10 anos com uma apresentação emocionante. O grupo agora sobe para o Grupo de Acesso, acompanhado de Fulô de Laranjeira, Kossaco e Jiló com Mel.

 

Quadrilha Balancê Mineiro - Foto: Diego Ruah / Belotur


As quadrilhas foram avaliadas por uma comissão especializada em cultura junina, que analisou quesitos como coreografia, entrosamento, animação e figurino. Cada detalhe contou e o resultado foi um espetáculo que reafirma o lugar de BH como referência nacional nos festejos juninos do Brasil.
 

Primeiro fim de semana sem ocorrências: o Arraial também é cuidado com as pessoas


Além de emocionar, o Arraial de Belô também garantiu segurança e tranquilidade para o público. Mesmo com uma circulação superior a 10 mil pessoas ao longo dos três primeiros dias de festa, não foi registrada nenhuma ocorrência criminal relacionada ao evento. Um dado que reforça o sucesso da operação integrada de segurança conduzida pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), em parceria com o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH).


Com atuação ativa da Guarda Municipal, que realizou patrulhamento a pé e orientações de segurança, o clima no entorno do Mineirinho foi de acolhimento e cuidado. Foram feitas 280 abordagens educativas, alertando o público sobre atitudes que ajudam a evitar situações de risco, como o uso de celular em meio à multidão e o transporte de objetos de valor em locais visíveis.


A operação também contou com reforço na fiscalização do trânsito nas vias de acesso ao Mineirinho, facilitando o deslocamento dos participantes e promovendo a mobilidade urbana. O COP-BH ainda montou um Posto de Comando virtual, que trouxe mais agilidade ao atendimento de ocorrências e garantiu uma resposta rápida a qualquer eventualidade. Ao todo, foram registradas apenas nove ocorrências durante todo o fim de semana e a maioria relacionada a estacionamento irregular.
 

E ainda tem mais: vem aí o Grupo Especial e os shows de Fafá de Belém e Geraldo Azevedo


O Arraial de Belô 2025 continua neste fim de semana, dias 19 e 20 de julho, com mais festa, mais tradição e mais emoção. Agora é a vez das Quadrilhas do Grupo Especial tomarem o tablado, trazendo os melhores grupos da cidade em apresentações que prometem arrepiar o público e elevar ainda mais o brilho da festa.
 

E como boa tradição mineira nunca vem sozinha, o fim de semana também será embalado por shows imperdíveis de Fafá de Belém e Geraldo Azevedo, os sabores autênticos da culinária mineira presentes na Vila Gastronômica com os bares do Mercado Central e dos vencedores do 5º Concurso Prato Junino, brincadeiras para todas as idades, touro mecânico e muita animação do começo ao fim.
 

Não é à toa que a edição de 2025 já entrou para a história batendo recorde de patrocínios, um reconhecimento à potência e a força do Arraial como um dos maiores eventos juninos do país. A festa conta com o apoio da Caixa Econômica Federal (que assina a Cota Apresenta), Natura, CDL/BH, convênio com o Ministério do Turismo e parceria com o Mercado Central de Belo Horizonte KTO, além da TV Globo, como emissora oficial, e do apoio técnico da União Junina Mineira. Instituições que acreditam no poder da cultura popular e no turismo como motor de desenvolvimento e transformação.

Com entrada gratuita, o Arraial de Belô transforma Belo Horizonte em um verdadeiro polo de turismo gastronômico, cultural e de entretenimento durante a temporada de inverno. Realizado desde 1979 pela Prefeitura de Belo Horizonte, com organização da Belotur, órgão responsável pela promoção turística da cidade, o evento tem como compromisso fortalecer a economia criativa, valorizar as tradições, promover o legado das quadrilhas e proporcionar momentos únicos para moradores e visitantes.

 

Show Naiara Azevedo - Foto Diego Ruhan / Belotur

O Arraial de Belô é mais do que uma festa: é um encontro de memórias, raízes e afetos que pulsa no coração de quem vive e ama Belo Horizonte. A cada passo da quadrilha, a cada acorde do sanfoneiro, a cidade se enche de orgulho por preservar uma das manifestações culturais mais vibrantes do país. E o melhor: ainda tem muita emoção pela frente! Vista seu traje junino, chame a família, convide os amigos e venha viver essa celebração que já é patrimônio da nossa identidade. Porque no Arraial de Belô, tradição e alegria caminham juntas e a gente se encontra no tablado, nos dias 19 e 20 de julho! 

 

Nos vemos no Mineirinho mais uma vez! 

Confira a programação completa