Mesa de debate do Fórum de Bibliotecas Escolares
BIBLIOTECA DA ESCOLA, LUGAR DE LER E APRENDER: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
com Camila Petrovich, Carolina Teixeira de Paula, Gilmara de Fátima Pereira da Silva, Graça Castro e Lívia Ferreira. Mediação: Cássia Oliveira.
Galpão 1
Classificação: LIVRE

Camila Petrovich é pedagoga, mestra e doutoranda em Infâncias e Educação Infantil pela UFMG. É coordenadora da Educação Infantil na rede privada em Belo Horizonte e formadora do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil, ofertado pelo MEC. Integra o grupo de pesquisa Leitura e Escrita na Primeira Infância – LEPI e o Programa Bebeteca: uma biblioteca para a primeira infância, na FaE/UFMG.

Carolina Teixeira de Paula é graduada em Pedagogia e em Biblioteconomia pela UFMG, com especialização em Psicopedagogia pelo Instituto de Estudos Sociais e Desenvolvimento Educacional e mestrado em Educação e Docência pela Faculdade de Educação da UFMG. É servidora pública da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Entre os anos de 2010 e 2017 atuou como coordenadora técnica do antigo Programa de Bibliotecas da Rede Municipal de Educação da capital. Desde 2018, atua como bibliotecária escolar na mesma Rede.

Cássia Oliveira é graduada em Biblioteconomia (FIC), com mestrado em Arte e Cultura Visual (FAV) e doutorado em Comunicação (FIC) pela UFG. É professora do curso de Biblioteconomia da UFG e atua como vice-coordenadora do LIBRIS - Laboratório do Livro, Leitura, Literatura, Informação e Biblioteca. Integra a Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares da FEBAB – Federação Brasileira das Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições.

Gilmara de Fátima Pereira da Silva é analista responsável pela Rede de Bibliotecas SESI SENAI de Minas Gerais (FIEMG), que atua no apoio à educação básica, profissional e superior. Com experiência em inovação, visão estratégica e formação de equipes, lidera iniciativas voltadas para o fortalecimento das bibliotecas como espaços de aprendizagem, conduzindo os processos técnicos da área e o desenvolvimento de projetos que integram a biblioteca ao cotidiano pedagógico das unidades escolares.

Graça Castro é graduada em Biblioteconomia, com mestrado e doutorado em Educação. É professora do curso de Biblioteconomia da UFG e coordena o LIBRIS – Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da FIC/UFG. Desde 1991 é leitora votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. É presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares da FEBAB – Federação Brasileira das Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições.

Lívia Ferreira é graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás, mestre e doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. É professora da Universidade Federal de Goiás. Entre outras frentes de atuação, desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão no LIBRIS – Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca, especialmente nas áreas de estudos de usos e usuários da informação e produtos, serviços e mediação da informação.
VI FÓRUM DE BIBLIOTECAS ESCOLARES - BIBLIOTECA DA ESCOLA: LUGAR DE LER E APRENDER
O VI Fórum de Bibliotecas Escolares, realizado pelo Laboratório do Livro, Leitura, Literatura, Informação e Biblioteca - LIBRIS/UFG e pela Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares /FEBAB, com o apoio do CNPQ, tem como objetivo discutir e fomentar estratégias que fortaleçam o papel da biblioteca escolar como espaço de formação integral, estimulando a experiência leitora e o desenvolvimento da pesquisa científica desde os anos iniciais da educação básica em um ambiente estimulante e inclusivo. A programação contempla palestras e mesas-redondas sobre práticas de mediadoras de leitura, orientação ao trabalho de pesquisa na escola, a partir do trabalho integrado entre bibliotecários, professores e comunidade escolar.