Mesa CONTAR HISTÓRIAS COM IMAGENS
com Anna Cunha, Fereshteh Najafi e João Marcos; mediação: Rodrigo Teixeira
Galpão 1

Anna Cunha é ilustradora, graduada em Artes Plásticas (UEMG) e pós-graduada em Ilustração (EINA - Universitat Autònoma de Barcelona). Recebeu os prêmios Jabuti, Golden Plaque / Bienal de Ilustração de Bratislava, FNLIJ, Cátedra Unesco, AEILIJ e Northern Lights Award. Teve também títulos indicados ao Kate Greenaway Medal e selecionados para o Catálogo The White Ravens. Participou de exposições em diversos países e seus livros foram traduzidos para oito idiomas.

Fereshteh Najafi nasceu em Teerã, Irã. É formada em Design Gráfico, com mestrado em Ilustração. Em 2008, mudou-se para a Itália, onde morou por sete anos, e, em 2015, veio para o Brasil, onde atualmente reside. Ilustrou mais de trinta obras, incluindo três livros de sua autoria. Foi selecionada para exposições como o Nami Concours, na Coreia do Sul, a Bienal de Ilustração de Bratislava, na Eslováquia, além de ter sido selecionada por cinco vezes na exposição de ilustradores da Feira do Livro infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália, onde recebeu, em 2014, o Prêmio New Horizons, que a cada ano reconhece os livros mais inovadores da produção global. Fereshteh tem suas ilustrações publicadas em diversos países, como Alemanha, Itália, França, África do Sul, Líbano, Emirados Árabes e Brasil.

João Marcos é mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG e professor da Universidade Vale do Rio Doce. Foi roteirista da Mauricio de Sousa Produções por 16 anos e participou como artista convidado do Batman Day, da DC Comics, em celebração ao 85º aniversário do Batman em 2024. Publicou, entre outros, dos livros O mundo Mendelévio e o planeta Telúria (Abacatte, 2009), Histórias tão pequenas de nós dois (Abacatte, 2011), Amarra meu cadarço? (A Semente, 2014) e Doce amargo: um relato em quadrinhos do maior desastre ambiental do Brasil (Nemo, 2025). É também autor da série Escola de Passarinhos, no Instagram, que trata do universo da educação e se tornou uma startup de mí