Mesa Ciclo de Debates Primeira Infância: A CULTURA DA INFÂNCIA: A AINDA NECESSÁRIA CONSTRUÇÃO DO DIREITO DE SER CRIANÇA NO BRASIL
com Miguel G. Arroyo e Mônica Correia Baptista; mediação: Érica Lima
Galpão 1
Classificação indicativa: LIVRE

Miguel G. Arroyo nasceu em 1935, no povoado de Sotillo de la Ribeira, na Espanha. Perseguido pela ditadura Franco, chegou ao Brasil no fim da década de 1950. Foi membro da diretoria da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped) de 1990 a 1995, secretário adjunto de Educação de Belo Horizonte e assessor de inúmeros movimentos sociais. É professor titular aposentado e emérito da UFMG. Publicou, entre muitos outros, os livros Vidas re-existentes: reafirmando sua outra humanidade na história (Vozes, 2023), Vidas ameaçadas: exigências-respostas éticas da educação e da docência (Vozes, 2019), Outros sujeitos, outras pedagogias (Vozes, 2014) e Imagens quebradas: territórios e tempos de alunos e mestres (Vozes, 2014).

Mônica Correia Baptista é professora da Faculdade de Educação da UFMG. É doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona, líder do Grupo de Pesquisa em Leitura e Escrita na Primeira Infância – LEPI/FaE/UFMG, coordenadora do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil e do Programa Bebeteca: Uma Biblioteca para a Primeira Infância da FaE/UFMG. É membro do Fórum Mineiro de Educação Infantil e do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil/MIEIB. Desenvolve pesquisas nas áreas de oralidade, leitura e escrita, currículo, formação de professores, políticas públicas e literatura na Educação infantil.

Érica Lima é atriz do Grupo Real Fantasia de Belo Horizonte e se dedica, há mais de 30 anos, ao teatro e à produção cultural para crianças. Mestre e doutora pela Faculdade de Letras da UFMG, desenvolve pesquisas e práticas que articulam artes cênicas, literatura e mediação de leitura, com ênfase na formação de leitores desde a primeira infância. É servidora da Fundação Municipal de Cultura.