Mesa de debate Fórum de Bibliotecas Escolares
DO QUE É FEITA A BIBLIOTECA ESCOLAR? ESTRUTURA, SERVIÇOS E ACERVOS
com Daniela Menezes, Josenberg Mendes e Marília Paiva. Mediação: Lívia Ferreira
Galpão 3
Classificação: LIVRE

Daniela Menezes é bacharela em Biblioteconomia pela UFMG, especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Pitágoras e em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Faculdade Única - Grupo Pró Minas. Referência técnica do Programa de Biblioteca e Leitura - Contagem das Letras - Contagem - MG.

Josenberg Mendes é bibliotecário formado pela UFMG, com mais de 20 anos de experiência na área e especialização em Comunicação, Diversidade e Inclusão pela PUC Minas. Sua trajetória profissional é marcada pela integração entre biblioteconomia, cultura e educação, com atuação em projetos culturais, mediação de leitura, organização de acervos e desenvolvimento de programações literárias em diálogo com intervenções artísticas. Atualmente, é Gerente da Rede de Bibliotecas Escolares da Prefeitura de Belo Horizonte, coordenando 340 bibliotecas e mais de uma centena de profissionais.

Lívia Ferreira é graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás, mestre e doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. É professora da Universidade Federal de Goiás. Entre outras frentes de atuação, desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão no LIBRIS – Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca, especialmente nas áreas de estudos de usos e usuários da informação e produtos, serviços e mediação da informação.

Marília Paiva é graduada em Biblioteconomia. Pesquisou bibliotecas públicas e escolares em seu mestrado e doutorado. Posteriormente fez especialização em Literatura para Crianças e Jovens e pós-doutorado na Bebeteca da FAE/UFMG. É professora do curso de Biblioteconomia da UFMG.
VI FÓRUM DE BIBLIOTECAS ESCOLARES - BIBLIOTECA DA ESCOLA: LUGAR DE LER E APRENDER
O VI Fórum de Bibliotecas Escolares, realizado pelo Laboratório do Livro, Leitura, Literatura, Informação e Biblioteca - LIBRIS/UFG e pela Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares /FEBAB, com o apoio do CNPQ, tem como objetivo discutir e fomentar estratégias que fortaleçam o papel da biblioteca escolar como espaço de formação integral, estimulando a experiência leitora e o desenvolvimento da pesquisa científica desde os anos iniciais da educação básica em um ambiente estimulante e inclusivo. A programação contempla palestras e mesas-redondas sobre práticas de mediadoras de leitura, orientação ao trabalho de pesquisa na escola, a partir do trabalho integrado entre bibliotecários, professores e comunidade escolar.