MESA "ENTRE O APARTHEID NA PALESTINA E A DITADURA NO CHILE: O ENSAÍSMO LITERÁRIO DE LINA MERUANE"

Ícone Descrição

Descrição

 

Mesa de debate ENTRE O APARTHEID NA PALESTINA E A DITADURA NO CHILE: O ENSAÍSMO LITERÁRIO DE LINA MERUANE

com Lina Meruane; mediação Maíra Nassif e Mariana Sanchez

Galpão 1

Classificação indicativa: 16 anos

ESTA ATIVIDADE É UMA PARCERIA COM A MOLLA - MOSTRA DE LIVRO LATINO-AMERICANO

A escritora chilena de origem palestina Lina Meruane conversa com a editora Maíra Nassif e a tradutora Mariana Sanchez sobre os temas que atravessam suas obras Tornar-se Palestina (2ª edição, 2025) e Sinais de nós (2025), publicadas pela Relicário. Exílio, poder, identidade, linguagem e o atual genocídio em Gaza serão os principais assuntos da conversa.

 

Lina Meruane nasceu no Chile em 1970 e vive nos EUA, onde leciona escrita criativa na Universidade de Nova York. É autora de diversos livros de ficção e não ficção, tendo recebido prêmios como o Iberoamericano de Letras Jose Donoso (Chile, 2023), o Sor Juana Inés de la Cruz (México, 2012) e o Anna Seghers (Berlim, 2011), além de bolsas de escrita da Fundação Guggenheim (EUA, 2004), NEA (EUA, 2010) e DAAD (Berlim, 2017). No Brasil, lançou Sangue no olho (Cosac Naify, 2012), Contra os filhos (Todavia, 2018), Tornar-se Palestina (Relicário, 2019), Sistema nervoso (Todavia, 2020) e Sinais de nós (Relicário, 2025). Em 2025 Tornar-se Palestina ganhou uma segunda edição ampliada e com prefácio de Milton Hatoum. 

Maíra Nassif é editora e atua no mercado editorial brasileiro desde 2011. Com graduação e mestrado em Filosofia, em 2013 fundou a Relicário, uma editora de livros voltada para autores contemporâneos brasileiros e estrangeiros, traduções inéditas e obras que transitam entre a literatura, o ensaio e o pensamento crítico. 

Mariana Sanchez é jornalista, tradutora do espanhol e uma das curadoras e coordenadoras da coleção Nos.Otras, da editora Relicário. Traduziu cerca de 25 livros, entre eles O perigo de estar lúcidaA ridícula ideia de nunca mais te ver, de Rosa Montero (Todavia), a obra cronística de Pedro Lemebel, Poco hombre (Zahar, 2023), além dos romances As primas, de Aurora Venturini (Fósforo, 2022) e Tornar-se Palestina, de Lina Meruane (2ª edição, Relicário, 2025). Integra o coletivo de tradutoras literárias "Quem traduziu".

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Funarte MG
Ícone eventos mesmo local

Eventos neste mesmo local


Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a

Entrada

Gratuito

Este evento faz parte do Circuito Municipal de Cultura

Sim
Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar