
Mesa LITERATURA INFANTIL - MODOS DE ESCREVER E ILUSTRAR
com Aline Abreu, Nelson Cruz e Rubem Filho. Mediação: Dandara Lessa

Aline Abreu é escritora e ilustradora. Graduada em Artes Visuais pela FAAP/SP, é mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP. Em 2016, venceu o Prêmio João-de-Barro, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, com o livro livro Quase ninguém viu, que foi publicado pela editora Jujuba e em 2020 recebeu o selo Distinção Cátedra Unesco de Leitura. Também em 2020, a autora recebeu o troféu Monteiro Lobato, conferido pela Revista Crescer. Em 2021 e 2023, participou da representação brasileira na Bienal de Ilustração de Bratislava, na Eslováquia. Em 2022, foi finalista do Prêmio Barco a Vapor, realizado pela Fundação SM, com o juvenil Sementes de mamona, publicado em 2023 pela editora FTD. Entre outros títulos, é autora de Frida (Jujuba, 2025), Tá chegando? (Cia. das Letrinhas, 2023), Grão de arroz (Maralto, 2023) e Tem alguém em casa? (Jujuba, 2022).

Nelson Cruz é belo-horizontino e nasceu em 1957. É ilustrador e escritor. Em 2004 foi indicado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para a Lista de Honra do International Board on Books for Young People (IBBY). Recebeu os mais importantes prêmios literários do país, como Jabuti, Biblioteca Nacional, Academia Brasileira de Letras e Associação Paulista de Críticos de Arte. Três vezes indicado ao Prêmio Hans Christian Andersen, a mais importante honraria internacional para autores de livros para crianças e jovens, em 2024 ficou entre os cinco finalistas na categoria Ilustração.

Rubem Filho formou-se em Artes Plásticas pela Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais, tendo se especializado em gravura em metal e litografia. Dedica-se à produção de livros, tanto infantojuvenis como adultos, desde 1995. De lá pra cá, são mais de 170 títulos publicados como ilustrador, capista ou projetista gráfico. Também é autor de quatro livros como escritor: Pretinha de Neve e os sete gigantes (Editora Paulinas), A história de Gilgamesh, o Grande (Uniduni Editora), Três vezes Poe (Editora Sesi) e Alfabola: um dicionário avacalhado de futebol (Editora Miraculus).

Dandara Lessa é estudante do curso de Letras da UFMG, com grande interesse por literatura, em especial, pela força das narrativas voltadas à infância.