Mesa de debate OS TRABALHOS FÁCEIS
com Davis Diniz, Maria Carolina Fenati e Nathan Matos; mediação: Ana Elisa Ribeiro
Um dos poemas mais conhecidos e traduzidos de Gabriela Mistral tem o título O prazer de servir. Os versos incitam à ação e à diligência em um mundo em que “servir” os outros parece tarefa menor. Nesse sentido, o que faz um editor ou uma editora? Mistral, em um de seus versos, encoraja mais ou menos assim: onde houver um trabalho que todos evitam, faça-o você! Plantar, cuidar, remover pedras do caminho... são trabalhos fáceis? A quem servem as pessoas que editam e publicam textos literários? Quais são nossas pedras no caminho? Ler, escrever e publicar devem ser encorajados em uma sociedade que lê aparentemente menos?
Galpão 1
Classificação indicativa: 14 anos
ESTA ATIVIDADE É UMA PARCERIA COM A MOLLA - MOSTRA DE LIVRO LATINO-AMERICANO

Ana Elisa Ribeiro é mineira de Beagá, autora de livros em prosa e verso, para diversos públicos. É linguista, professora do CEFET-MG e editora de livros e coleções. Pesquisa as mulheres que escrevem, as que editam, o livro e suas tecnologias.

Davis Diniz nasceu em Belo Horizonte, em 1981. Na vida adulta, morou por alguns anos em Viçosa, Mina Clavero, Buenos Aires, Rio de Janeiro e São Paulo. Traduziu para o português as obras poéticas de Alejandra Pizarnik, Gabriela Mistral, bem como a narrativa de Roberto Arlt. Desde 2022 trabalha como professor adjunto de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na UFMG.

Maria Carolina Fenati é editora, pesquisadora e professora de Edição da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Formada em História pela UFMG, estudou literatura portuguesa contemporânea em Lisboa durante o mestrado e o doutorado. É editora das Edições Chão da Feira e publicou recentemente o livro Enquanto (Chão da Feira, 2024).

Nathan Matos é editor da Moinhos, da Moby Dick e da LiteraturaBr. Foi um dos fundadores da editora Substânsia e, há 21 anos, mantém o portal LiteraturaBr. É Doutor em Literaturas Moderna e Contemporânea pela UFMG.