Mesa de debate do Fórum de Bibliotecas Escolares
PARA QUE SERVEM AS BIBLIOTECAS? PERSPECTIVAS POLÍTICAS, CULTURAIS E EDUCACIONAIS
com Nilma Lacerda e Ricardo Azevedo. Mediação: Graça Castro
Galpão 1
Classificação: LIVRE

Nilma Lacerda é escritora, pesquisadora e professora aposentada da Universidade Federal Fluminense. Publicou, entre outros, os livros Pelas águas da escrita: diário de viagem (Maralto, 2025), Cartas do São Francisco: novas e antigas conversas (Matizes Dumont; ICAD, 2023), Estrela de rabo e mais histórias (ilustrações de Eloar Guazzelli; Nova Fronteira, 2021) e Viver é feito à mão / Viver é risco em vermelho (ilustrações de Mauricio Negro; Maralto, 2020). Recebeu vários prêmios por sua obra, como o Jabuti, o Alfredo Machado Quintella/FNLIJ e o Prêmio Rio de Literatura.

Ricardo Azevedo é escritor, ilustrador e pesquisador da cultura popular brasileira É autor, entre muitos outros, dos livros Trago na boca a memória do meu fim (Ática, 2019), Caderno veloz de anotações, poemas e desenhos (Melhoramentos, 2015), Fragosas brenhas do mataréu (Ática, 2013), Contos de enganar a morte (Ática, 2003) e Armazém do folclore (Ática, 2000). Recebeu importantes prêmios literários, como o Jabuti, Odylo Costa/FNLIJ, APCA e Academia Brasileira de Letras. É doutor em Letras pela Universidade de São Paulo.

Graça Castro é graduada em Biblioteconomia, com mestrado e doutorado em Educação. É professora do curso de Biblioteconomia da UFG e coordena o LIBRIS – Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da FIC/UFG. Desde 1991 é leitora votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. É presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares da FEBAB – Federação Brasileira das Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições.
VI FÓRUM DE BIBLIOTECAS ESCOLARES - BIBLIOTECA DA ESCOLA: LUGAR DE LER E APRENDER
O VI Fórum de Bibliotecas Escolares, realizado pelo Laboratório do Livro, Leitura, Literatura, Informação e Biblioteca - LIBRIS/UFG e pela Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares /FEBAB, com o apoio do CNPQ, tem como objetivo discutir e fomentar estratégias que fortaleçam o papel da biblioteca escolar como espaço de formação integral, estimulando a experiência leitora e o desenvolvimento da pesquisa científica desde os anos iniciais da educação básica em um ambiente estimulante e inclusivo. A programação contempla palestras e mesas-redondas sobre práticas de mediadoras de leitura, orientação ao trabalho de pesquisa na escola, a partir do trabalho integrado entre bibliotecários, professores e comunidade escolar.