Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Literatura

“Drummond no horizonte” - 120 anos de Carlos Drummond de Andrade

Descrição

Dando sequência à celebração dos 120 anos do poeta Carlos Drummond de Andrade, que viveu em BH durante quase uma década e meia, a partir de seus 18 anos, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, realiza a roda de conversa “Drummond no Horizonte”, no dia 16 de março (quinta-feira), no auditório do MUMO - Museu da Moda, das 18h30 às 20h30, com entrada gratuita.

A proposta do evento é ambientar o universo cultural que cerca a obra do escritor, através do bate-papo entre o professor e doutor Antônio Sérgio Bueno, autor do livro "Modernismo em Belo Horizonte", com o jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves, editor da “Coleção BH - A cidade de cada um”, que reconta as memórias de lugares da capital mineira nas primeiras décadas do século XX, período em que o escritor viveu em Belo Horizonte. “Drummond no Horizonte” contará também com a participação da atriz e diretora Gláucia Vandeveld, da Zula Cia de Teatro, que vai ler poemas de Drummond.

Desde sua fundação, Belo Horizonte sempre esteve ligada à produção de poesia, tanto como temática poética quanto pela atuação de seus artistas. E sob a liderança de Drummond e os modernistas de A Revista, de 1925, a capital mineira entra no cenário literário nacional como importante referência na produção literária e intelectual do Brasil. 

Essa ação cultural é também um evento associado ao Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI BH (que, em 2023, realizará sua 5ª edição) e reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura de valorizar a diversidade e a transversalidade que a literatura expressa a partir da obra do poeta itabirano.

Festival Literário Internacional de Belo Horizonte

O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI BH, cuja próxima edição será realizada em 2023, nasceu em 2015, como resultado da convergência de políticas públicas de acesso ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas públicas que a Prefeitura desenvolve por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. O FLI BH é executado pela Diretoria da Política de Festivais da Fundação Municipal de Cultura em parceria com a Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Escrita, que integra a Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura.

Realizado a cada dois anos, o propósito do Festival Literário é trazer à cena a diversidade que a literatura expressa, promovendo o diálogo entre esta e outras linguagens artísticas. Às vozes do texto literário, somam-se as vozes das ruas, dos saraus, da academia e a voz do público leitor. 

Serviço:
  • Roda de conversa “Drummond no horizonte”, em comemoração aos 120 anos de Carlos Drummond de Andrade
  • Participações: José Eduardo Gonçalves e Antônio Sérgio Bueno
  • Mediação: Fredy Antoniazzi
  • Leitura de textos de Drummond: Gláucia Vandeveld
  • Data: 16/03, quinta-feira 
  • Horário: 18h30 às 20h30
  • Local: Auditório do MUMO - Museu da Moda (rua da Bahia, 1149 - Centro)
  • Entrada Franca (sujeita à lotação do auditório)

 

Horários
a
16/03, quinta-feira , 18h30 às 20h30
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar