Arraial de Belo Horizonte 2019 Apresentação da Quadrilha Pipoca Doce
Foto: Área de Serviço / Acervo Belotur

Arraial de Belo Horizonte

O maior festejo junino do Sudeste!

Preparado para conhecer a festa mais deliciosa do ano? O Arraial de Belo Horizonte, um dos cinco maiores destinos turísticos brasileiros do período junino e maior festejo junino da Região Sudeste do Brasil, é uma experiência completa para turistas e moradores.
 
Música, dança e gastronomia promovem um encontro de tradição e inovação em um evento com ampla estrutura e programação diversificada: concursos de quadrilhas, grandes shows, circuito e concurso gastronômico, além de todas as atrações da programação associada.

 Para saber mais, acompanhe: www.arraialdebelohorizonte.com.br

Em 2019, 100 mil pessoas se encantaram com a programação oficial, realizada na Praça da Estação. A 41ª edição contou com apresentação de 40 quadrilhas no tablado e cinco shows no palco, dentre eles o de Naiara Azevedo, Luan Santana e Falamansa, os dois últimos com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. Pela segunda vez, a Vila Gastronômica levou ao evento as delícias da culinária junina com muito conforto ao público presente. 

De acordo com a pesquisa de satisfação realizada pela Belotur, por meio do Observatório do Turismo de Belo Horizonte, de zero a dez, o evento na Praça da Estação, no geral, ganhou nota 8,7. Os destaques ficaram por conta da decoração, que obteve 9,5; da Vila Gastronômica, com nota 9,0; da organização e shows, ambos com nota 8,7; da sensação de segurança, com nota 8,6 e, por fim, pela qualidade das comidas, com nota 8,8. 

Palco Arraial de Belo Horizonte
Foto: Área de Serviço / Acervo Belotur

Concurso municipal de Quadrilhas 2019
A quadrilha Nova Geração conquistou, com nota máxima, o primeiro lugar do Grupo de Acesso do Concurso Municipal de Quadrilhas 2019, disputado nos dias 28, 29 e 30 de junho. A vice-campeã foi a Quadrilha Balancê Mineiro. O terceiro lugar ficou com a Quadrilha Chic Chic, a quarta posição com a Formigueiro Quente e o quinto lugar com a Quadrilha Renascer Junino. Todas elas serão premiadas pelo concurso, porém somente as quatro primeiras colocadas sobem para o Grupo Especial para apresentação em 2020. 

Já na disputa do Grupo Especial, que aconteceu nos dias 6 e 7 de julho, a Quadrilha Pipoca Doce ficou em primeiro lugar e representará Minas Gerais no Concurso Nacional de Quadrilhas de 2020. A agremiação ficou empatada com a Quadrilha São Gererê, que acabou em segundo lugar pelo critério de desempate “Marcador”. A terceira colocação ficou com o grupo Feijão Queimado, e a quarta, com a Quadrilha Fogo de Palha.

Os grupos que ocuparam as três últimas colocações do Grupo Especial - Arraial do Sem Nome, Sangê de Minas e Fulô de Laranjeira -  se apresentam no Grupo de Acesso no ano que vem. 

Gastronomia
Um dos destaques do Arraial de Belo Horizonte 2019 foi a gastronomia. Quem esteve na praça pôde experimentar delícias da culinária típica junina, como caldos, tropeiro, quentão e canjica, a preços atrativos. Já a Vila Gastronômica teve ambientação junina e conforto para quem degustou a boa comida de restaurantes típicos mineiros. Outro atrativo foram as receitas vencedoras do Concurso Prato Junino, das faculdades UNA, Promove, Senac, Estácio e Pitágoras. 

Concurso Prato Junino
Foto: Área de Serviço / Acervo Belotur