Carnaval de Belo Horizonte
Acervo Belotur

Carnaval de Belo Horizonte

Blocos de rua, desfiles de Escolas de Samba e Blocos Caricatos, shows gratuitos, programação infantil e eventos privados fazem do Carnaval de Belo Horizonte um dos melhores do Brasil. Com origem em manifestações espontâneas da população belo-horizontina, hoje, a festa atrai milhões de pessoas e se estende por todas as regiões da cidade.

Viabilizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, a operação dos festejos na cidade envolve 40 órgãos — entre municipais, estaduais, federais e privados — que garantem infraestrutura, segurança, mobilidade, limpeza, saúde e conforto para a folia.

Primando pela saúde e segurança do povo belo-horizontino, a Prefeitura de Belo Horizonte vem adotando uma série de medidas para frear a propagação do coronavírus no município. Dentre as mais importantes estão ações de incentivo ao isolamento social e a proibição de aglomerações, o que inclui as festividades presenciais do Carnaval 2021, assim como na maioria das cidades brasileiras conhecidas pela tradição carnavalesca. Permanecem suspensas as autorizações para eventos em propriedades particulares e em logradouros públicos.


O Carnaval pode esperar, sua vida não. Seja consciente e não faça aglomerações. 


Edição 2020
Em 2020, foram 347 blocos de rua fazendo cerca de 390 cortejos pela capital. E a folia ainda se espalhou pelas regionais da cidade em oito palcos oficiais da Prefeitura, com a apresentação de mais de 70 artistas em 102 horas de programação. Entre as novidades, palcos nas regiões da Serra, Zilah Spósito e Praça de Confisco, o que reforçou o caráter de um evento descentralizado. Para os palcos, foram contratados 11 intérpretes de Libras. O número de eventos privados licenciados, motivados pelo carnaval, foi de 86.

O público total de foliões que curtiram as atrações da festa, entre 8 de fevereiro e 1º de março de 2020, foi de 4,45 milhões. Vale ressaltar que a contratação de músicos, subvenção de blocos e escolas de samba e toda a estrutura dos palcos espalhados pelas regionais da cidade durante o evento, assim como todo o orçamento da Belotur, foi proveniente de investimento privado.

Mesmo diante de uma festa que ocupa a cidade inteira, o Carnaval de Belo Horizonte 2020 teve redução significativa no número de atendimentos médicos, de furtos e de lixo recolhido nas ruas em relação ao ano anterior, mostrando que a folia belo-horizontina cresce em qualidade e respeito aos moradores e visitantes.