Foliões curtem o carnaval na região central de Belo Horizonte
Foto: Marcos Leão / Acervo Belotur

Carnaval de Belo Horizonte

Um dos MELHORES carnavais do Brasil!

Nascido de manifestações espontâneas da população, o Carnaval de Belo Horizonte cresceu e evoluiu ao longo dos últimos dez anos. Consolidada, a festa é hoje considerada uma das melhores do país.
 
Em 2019, com o tema “É de todo mundo”, as ruas da capital mineira receberam cerca de 4,3 milhões de foliões durante os 23 dias de período oficial da festa (em 2017 haviam sido 3 milhões e, em 2018, 3,8 milhões de foliões). 
 
Para os adeptos do carnaval de rua, foram 410 blocos, que fizeram 447 cortejos. Nos oito palcos oficiais, espalhados por 5 regionais da cidade, se apresentaram cerca de 65 atrações. Para quem gosta de avenida, tivemos desfiles de 8 escolas de samba e 11 blocos caricatos. 

O Carnaval de Belo Horizonte segue em construção, baseado no diálogo e na escuta. Viabilizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, sua operação na cidade envolve 40 órgãos — entre municipais, estaduais, federais e privados — que garantem infraestrutura, segurança, mobilidade, limpeza, saúde e conforto para a folia.

Se você já está ansioso pelo Carnaval de Belo Horizonte 2020, vale lembrar que todas as informações sobre a festa são divulgadas no site oficial (www.carnavaldebelohorizonte.com.br) e nos perfis das redes sociais (www.facebook.com/carnavaldebh e www.instagram.com/carnavaldebh).

 

Carnaval de Belo Horizonte
Foto: Marcos Leão / Acervo Belotur


Pesquisa

Com o objetivo de traçar o perfil dos visitantes e moradores que participam do Carnaval, a Belotur realiza uma pesquisa sobre o perfil dos foliões. Segundo a edição 2019, a maioria dos visitantes (79,6%) e dos moradores (80,2%) avaliou que o evento superou ou atendeu plenamente suas expectativas, manifestando alta satisfação com a experiência vivida no carnaval da cidade. 

Entre os visitantes que declararam ter participado em edições anteriores, 68,4% afirmaram que o evento melhorou e mais de 88,4% têm a intenção de retornar em 2020. A avaliação geral do evento, em uma escala de zero a dez pontos, atingiu o valor de 8,8 pontos na opinião do turista e 8,5 pelos moradores, avaliação superior a de 2018.