Reconhecimento pela UNESCO

Descritivo
Ipê amarelo e vista geral da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte
Banco de Imagem/Adobe Stock

O Conjunto Moderno da Pampulha foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em julho de 2016, na categoria de Paisagem Cultural, após um processo de candidatura que durou aproximadamente quatro anos.

Fazer parte desta lista significa que o Conjunto é reconhecido por possuir um patrimônio considerado especialmente importante para a humanidade, com valor excepcional. Trata-se de um espaço único no mundo, uma herança que merece cuidados especiais e que deve estar disponível para as gerações atuais e futuras.

Integram o Conjunto Moderno da Pampulha, inscrito na Lista do Patrimônio Mundial, quatro edificações, duas praças, os jardins que fazem parte destes espaços e parte da Lagoa:

•    Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha);
•    Casa do baile (atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design);
•    Iate golfe clube (atual Iate Tênis Clube);
•    Igreja de São Francisco de Assis;
•    Praça Alberto Dalva Simão;
•    Praça Dino Barbieri;
•    O espelho d´água e a orla da Lagoa no trecho em que articula estes bens e lhes confere unidade.

Vista geral da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte
Banco de Imagem/Adobe Stock

Complementam o projeto arquitetônico original da Pampulha um hotel, que não chegou a ser construído, mas que tinha uma posição que também evidenciava sua relação com os outros prédios, e a residência de Juscelino Kubitschek (atual Museu Casa Kubitschek), construída em 1943.

A área do bem protegido (core zone) possui 154 hectares. Já a área total da Zona de amortecimento (área de entorno que contribui para a preservação do bem) possui 1.418 hectares.

O conceito de paisagem cultural

O Conjunto Moderno da Pampulha é um exemplo importante do que chamamos de paisagem cultural. Esse tipo de patrimônio diz respeito a espaços que nascem do trabalho conjunto das mãos do homem e da natureza, e marcam a evolução da arquitetura e da sociedade. No caso da Pampulha, temos uma paisagem natural rural, que foi trabalhada pelas mãos do homem na construção da barragem (lagoa), conservando suas características de grandes espaços abertos e verdes, com a criação de um ambiente de beleza cênica e que ressalta a possibilidade do uso para o lazer e a contemplação.