Carnaval de Belo Horizonte

Mais do que um Carnaval, uma experiência surpreendente

Belo Horizonte nunca esteve tão viva, pulsante, alegre. O Carnaval é responsável por grande parte desse estado de espírito. Sendo o evento mais Surpreendente diverso, plural que a cidade realiza, ele cresce a cada ano, ocupando mais ruas, reunindo mais pessoas, criando mais blocos, mas segue sendo uma festa popular, fluida e orgânica e que se apropria do espaço público.

Somos o 4º carnaval do país, em número de foliões, e o 2º melhor, segundo usuários do google* A cidade foi escolhida um dos 6 destinos mais procurados para os foliões, segundo o mtur, sendo que 80% dos visitantes que visitaram a capital tiveram suas expectativas superadas. Em 2019 batemos o recorde na taxa de ocupação hoteleira: 66,8% (aumento de 9,2%).

Em 2019, com o tema “É de todo mundo”, as ruas da capital mineira receberam cerca de 4,3 milhões de foliões durante os 23 dias de período oficial da festa (em 2017 haviam sido 3 milhões e, em 2018, 3,8 milhões de foliões). Para os adeptos do carnaval de rua, foram 410 blocos, que fizeram 447 cortejos. Nos oito palcos oficiais, espalhados por 5 regionais da cidade, se apresentaram cerca de 65 atrações. Para quem gosta de avenida, tivemos desfiles de 8 escolas de samba e 11 blocos caricatos. Mas não para por aí não! Tem  ainda os palcos oficiais com diversas atrações para todos os públicos e gostos, inclusive o carnavalzinho para a criançada. Tem também Festas privadas que rola a noite inteira, o Kandandu dos blocos afros sem falar dos blocos tradicionais como o Bloco do Peixoto, o Mamá Na Vaca que sobe e desce as ladeiras do Santo Antônio, o Baiana Ozadas, o Então Brilha  que mesmo saindo de madrugada arrasta multidões para o centro da Cidade além de muitos outros.

Veja o vídeo.