Foto da Vila Gastronômica do Arraial de Belô
Foto: Wander Faria/Acervo Belotur

A disputa mais saborosa do Arraial de Belô 2025 já começou

Já foi dado o start na 6ª edição do Concurso Prato Junino 2025. A iniciativa, que une sabores, cultura e identidade, marca a história da gastronomia do Arraial de Belô. Estudantes de seis instituições de ensino superior participam das seletivas internas até o dia 18 de junho, com uma proposta potente este ano: apresentar receitas autorais que valorizam a afro-gastronomia belo-horizontina. 

 

Participam da competição as seguintes instituições: Promove, UNIBH – Le Cordon Bleu, Estácio de Sá, UniArnaldo Centro Universitário, Centro Universitário UNA e Faculdade Senac.

 

O desafio? Criar pratos originais que combinam ingredientes típicos das festas juninas com sabores da culinária afro-brasileira. Mais do que técnica e criatividade, os estudantes são convidados a contar histórias por meio da comida, resgatando memórias afetivas e enaltecendo as tradições das comunidades negras e periféricas da capital.

 

A grande final será realizada no dia 5 de julho, no Mercado da Lagoinha, com os finalistas de cada instituição. Os vencedores terão a chance de comercializar seus pratos na Vila Gastronômica do Arraial de Belô 2025, espaço que atrai milhares de visitantes e se consolida como vitrine de novos talentos da gastronomia local, em um dos maiores festejos juninos do Brasil.

 

Gastronomia como identidade e ferramenta de transformação

Além da competição, os estudantes participam de uma formação sobre boas práticas e manipulação de alimentos em eventos de rua, o que reforça a importância da profissionalização no setor gastronômico e turístico, como Cidade Criativa da Gastronomia, título concedido à BH pela UNESCO em 2019.

 

“O Prato Junino é uma iniciativa que traduz o espírito do Arraial de Belô: é feito de afeto, tradição, criatividade e identidade. A cada edição, a gente vê a potência da nossa juventude ocupando espaços com histórias contadas através da comida — e isso é muito valioso. É uma alegria ver o Mercado da Lagoinha se transformar em palco para novos talentos da gastronomia belo-horizontina. Acreditamos na cozinha como tecnologia social, e esse concurso é também uma ferramenta de formação, inclusão e celebração da diversidade que compõe a cultura da nossa cidade”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

 

Gastronomia também é turismo, também é memória e também é futuro. E BH, com sua mesa farta de afetos e transversalidade, segue mostrando ao Brasil por que é um dos destinos mais saborosos do país.

 

Foto: Concurso Prato Junino 2024 - Acervo Belotur