Foto da Vila Gastronômica do Arraial de Belô
Foto: Wander Faria/Acervo Belotur

O coração junino de BH já está batendo forte: Concurso de Quadrilhas vem aí!

Antes mesmo de julho chegar, Belo Horizonte já entra no clima do Arraial de Belô. E quem conhece de perto essa festa sabe: é nos bastidores da organização do Concurso Municipal de Quadrilhas que a mágica começa a tomar forma. Quem vê o brilho das quadrilhas no Arraial de Belô nem sempre imagina o tanto de história, ensaio e dedicação que existe por trás de cada passo, cada figurino e cada marcador das quadrilhas.

 

Nesta edição de 2025, a tradição se renova com o entusiasmo de sempre e com investimento também. Cada quadrilha habilitada no concurso vai receber um auxílio financeiro no valor de R$32,1 mil, totalizando mais de R$1,4milhão em recursos destinados diretamente à valorização dessa manifestação cultural tão potente. É a cultura popular recebendo o apoio que merece, para continuar encantando moradores e turistas com criatividade, emoção e identidade.

 

Fique por dentro! 

As quadrilhas serão avaliadas por uma comissão especializada, com foco em quesitos como conjunto, coreografia, caracterização, marcador e casal de noivos. Tudo isso para garantir um espetáculo de alto nível, onde tradição e inovação dançam juntas em harmonia.

 

O espetáculo das quadrilhas e o calor da Capital Criativa

Mais do que uma competição, o Concurso de Quadrilhas é um termômetro do que vem por aí no Arraial de Belô. É ele que aquece os ensaios, fortalece os laços comunitários e leva a cultura junina para além do tablado. Em 2024, cerca de 80 mil pessoas participaram da programação oficial, e a expectativa para este ano é ainda maior.

 

O novo espaço da festa, o Mineirinho, trouxe mais conforto, visibilidade e estrutura para o público e os grupos juninos. E a cidade respondeu com entusiasmo: segundo levantamento do Observatório do Turismo, a nota média do Arraial de Belô 2024 foi 9,2 (em uma escala de 0 a 10), reflexo da experiência vivida por quem esteve presente.

 

A Vila Gastronômica, os shows, o clima de celebração e, claro, o talento das quadrilhas fizeram da última edição um sucesso e o Concurso de Quadrilhas é parte essencial dessa engrenagem. Porque, em BH, o mês de julho tem figurinos exuberantes, cheiro de canjica e quentão, e o passos ensaiados com afinco e muita dedicação por meses a fio.


Encante-se por um dos maiores Festejos Juninos do Brasil

Se você é de Belo Horizonte, já sabe o que esperar: emoção, tradição e aquela sensação de pertencimento que só o Arraial de Belô proporciona. E se você vem de fora, prepare-se para viver uma experiência cultural única, daquelas que só uma capital criativa, acolhedora e vibrante como BH pode oferecer.

 

O coração junino da cidade já está batendo forte. E ele pulsa no compasso do Concurso Municipal de Quadrilhas, que dá o tom do Arraial de Belô e transforma cada apresentação em uma experiência única!

 

Quadrilha Feijão Queimado - 1º lugar no Concurso Municipal de Quadrilhas 2024 - Foto: César Tropia/Acervo Belotur