Imagem de uma pessoa apresentando um trabalho a frente de um sala de aula
Divulgação/PBH

Profissionais da Vila Gastronômica do Arraial de Belô 2026 recebem treinamento sobre alimentos

Para garantir a qualidade e a segurança dos alimentos oferecidos ao público durante a 47ª edição do Arraial de Belô, a Belotur e a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional promoveram duas capacitações destinadas aos profissionais que atuarão na Vila Gastronômica do festejo junino. Os alunos finalistas da 7ª edição do Concurso do Prato Junino participaram da iniciativa no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) Mercado da Lagoinha. Já os profissionais que atuam em bares do Mercado Central receberam a formação na área administrativa do tradicional centro de compras da capital.

O Mercado Central contará novamente neste ano com um espaço especial na Vila Gastronômica do Arraial de Belô. As capacitações foram voltadas às boas práticas de manipulação, armazenamento e comercialização de alimentos. Também orientaram os expositores e comerciantes sobre práticas de higiene e transporte para garantir mais segurança alimentar durante o evento. A iniciativa reforça a importância de ações preventivas para evitar contaminações e a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos.

“Esse treinamento é essencial, especialmente em eventos de grande porte, que recebem um grande fluxo de pessoas. O objetivo é garantir uma experiência segura e de qualidade para o público, assegurando que os alimentos sejam oferecidos dentro dos padrões sanitários recomendados”, destaca Renata Lima Pereira, nutricionista do Cresan Mercado da Lagoinha.

Também foram abordados temas como higiene pessoal dos manipuladores, higienização correta das mãos, limpeza e organização dos espaços de trabalho, transporte seguro de alimentos preparados, descarte adequado de óleo, além da aplicação do Manual de Boas Práticas e dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), fundamentais para garantir a qualidade sanitária dos produtos oferecidos ao público.

“A gastronomia é um dos pilares do Arraial de Belô e reforça o reconhecimento de Belo Horizonte como uma cidade integrante da Rede de Cidades Criativas da Unesco no campo da Gastronomia. Com o compromisso de oferecer uma experiência cada vez mais qualificada e segura aos visitantes, promovemos essa capacitação junto aos profissionais que atuarão no evento para fortalecer as boas práticas de manipulação de alimentos e assegurar a qualidade dos produtos comercializados durante a festa”, ressalta o presidente da Belotur, Eduardo Cruvinel.