Carnaval - Transporte e Trânsito - 2024

Descritivo

 

TRANSPORTE E TRÂNSITO

Áreas Reservadas para Desfile dos Blocos

Entre os dias 10 e 14/2, será preparado um esquema delimitando áreas reservadas para os desfiles de blocos, criando assim uma estrutura fixa de interdições e desvios no trânsito e no transporte para minimizar os impactos para quem precisa se locomover na capital. Serão três áreas: Área Central, Pampulha e Santa Tereza. Confira:

Operação de Trânsito na Área Central

Operação de Trânsito na Pampulha, Santa Tereza e demais regionais

A recomendação é que os motoristas priorizem a Avenida do Contorno, margeando a Área Central, que estará liberada para o trânsito e o transporte coletivo. Com o WAZE e o Google Maps o motorista poderá acompanhar os trechos interditados e reservados para desfile dos blocos, sugerindo assim ajustes no itinerário. Será permitido o trânsito local dos moradores e comerciantes. 
Quer ver detalhes e mais informações sobre as vias interditadas em função dos blocos? Acesse a página especial da BHTrans.

Transporte coletivo

Quer ver quais linhas de ônibus serão desviadas e quais pontos serão desativados durante o Carnaval? Ou quer planejar o melhor trajeto para chegar à folia? Acesse a consulta de itinerário e quadro de horário no Portal da Prefeitura
Informes das mudanças do transporte coletivo municipal estão disponíveis nos aplicativos BHBUS+ , SIUMOBILE. e Google Maps. Use o transporte coletivo. Planeje com antecedência, recarregue seu cartão BHBUS ou compre antecipado os bilhetes do metrô. 

Quer ver detalhes e mais informações sobre o transporte coletivo? Acesse a página especial da BHTrans.

Funcionamento Metrô

De sábado a terça de Carnaval (10 a 13/02 ) o Metrô BH vai operar com 10 minutos de intervalo entre os trens durante todo o dia. No sábado de Carnaval, as Estações Eldorado, Vilarinho e São Gabriel abrirão às 5h, com bilheterias em funcionamento. Na quarta-feira de cinzas (14/02), o intervalo entre trens será de 10 minutos das 11h às 13h e de 7,5 minutos das 16h30 às 19h. Nos demais horários, o intervalo entre trens será de 15 minutos.

 A entrada dos usuários na Estação Central será, exclusivamente, pela Rua Aarão Reis. A saída dos usuários da Estação Central será, exclusivamente, pela escadaria da Praça da Estação.O túnel que liga a Estação Central à rua Sapucaí estará fechado durante o período do Carnaval, a pedido dos organizadores do evento.

A bilheteria só aceita dinheiro, mas você pode pagar com cartão direto na catraca. Aproxime seu cartão de crédito ou débito diretamente nos novos validadores e embarque sem ficar na fila. Ou se preferir, baixe o aplicativo Bipay.

  • Outras informações:

 ♦ As bilheterias do metrô só aceitam dinheiro em espécie.

 ♦ Transporte de volumes: a maior dimensão do objeto não deve ultrapassar dois metros e as demais medidas não podem ser maiores que 50 centímetros.

 ♦ Não é permitida a entrada no metrô com garrafas e outros recipientes de vidro.

 ♦ É proibido jogar lixo na via. Os usuários devem utilizar as lixeiras das estações.

 ♦ É proibido todo tipo de comércio irregular nos trens e estações.

 ♦ É proibido fumar nas estações e trens.