Corte Momesca - Carnaval BH 2026

Content Builder

OS REPRESENTANTES REAIS DA FOLIA MOMESCA

A Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte 2026 é responsável por representar a folia e levar o espírito carnavalesco da capital mineira ao público, além de participar de eventos e agendas oficiais de promoção do Carnaval ao longo do ano.

 

Em 2026, os integrantes eleitos são:

 

Wallace Guedes – Rei Momo

Morador do Aglomerado da Serra, Wallace Guedes é tricampeão do concurso e retorna à Corte como um dos principais símbolos do Carnaval de Belo Horizonte. Carismático e comprometido com a cultura popular, o Rei Momo destacou o significado da conquista.

 “Essa vitória vai muito além do prêmio financeiro. É a faixa, é a conquista. A minha indumentária branca representa a paz, não só na Serra, mas em todas as quebradas. Levamos o nome do Carnaval de Belo Horizonte durante todo o ano, mostrando que o nosso carnaval é diferenciado.”

 

Tamara Carvalho – Rainha

Moradora do bairro Floramar, Tamara Carvalho é analista plena de contas médicas na área de oncologia e passista show. Com mais de dez anos de atuação no Carnaval de Belo Horizonte, ela celebra a oportunidade de representar oficialmente a festa.

 “Depois de 10 anos participando do Carnaval, é muito significativo poder representar a folia de BH. Conheço de perto a luta e a resistência para que essa festa aconteça. Agradeço a todos os envolvidos na organização, aos foliões, à minha família e a todos que vieram prestigiar.”

 

Laís Lima – Princesa

Representante do Carnaval de Passarela, Laís Lima reforça a importância das escolas de samba na construção da identidade carnavalesca da cidade.

 “Represento as escolas de samba e a importância de fortalecer a ancestralidade que sustenta as nossas agremiações. O convite é para que mais pessoas façam parte de uma escola de samba e ajudem a manter essa tradição viva.”

 

Eleição da Corte Momesca

A eleição da Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte 2026 foi realizada no dia 12 de janeiro, em evento no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Os candidatos foram avaliados por uma comissão julgadora indicada pela Belotur, com base em critérios como comunicação, simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, desenvoltura, sociabilidade, facilidade de expressão, elegância e graciosidade.

Além da eleição, a programação contou com apresentações das baterias do Bloco Caricato Aflitos do Anchieta e da Escola de Samba Canto da Alvorada, integrando mais uma edição do Movimento BH + Feliz.

A escolha da Corte Real Momesca marca a abertura oficial do calendário de eventos do Carnaval de Belo Horizonte 2026, em que o período oficial acontece entre os dias 31 de janeiro e 22 de fevereiro.

 

Corte Momesca eleita - Carnaval de BH 2026

Foto: Wander Faria
Foto: Wander Faria
Foto: Wander Faria
Foto: Wander Faria
Foto: Wander Faria