Escolas de Samba - Carnaval de BH 2026

Content Builder

Escolas de samba

 

O Carnaval de Belo Horizonte também tem desfiles de Escolas de Samba, viu?

Em 2026, participam da folia carnavalesca oito Escolas de Samba no Grupo Especial e cinco no Grupo de Acesso, nos dias 16 e 17 de fevereiro. Os desfiles serão realizados na Avenida dos Andradas, na Praça da Estação, com entrada gratuita.

 

 A criatividade dos carros alegóricos e fantasias, o suingue das baterias e a atuação dos destaques são alguns dos aspectos avaliados por um grupo técnico de jurados, que elege a campeã do Carnaval. 

Em 2025, a Escola de Samba Canto da Alvorada foi a grande campeã do Carnaval de Belo Horizonte no Grupo Especial. Já no Grupo de Acesso a campeã foi a Mocidade Verde Rosa. Qual a sua torcida para este ano?

Confira abaixo a ordem das apresentações das escolas para o Concurso de 2026: 

 

Grupo Especial

1 - Mocidade Verde Rosa

2 - Acadêmicos de Venda Nova 

3 - Imperavi de Ouros 

4 - Estrela do Vale 

5 - Canto da Alvorada

6 - Imperatriz de Venda Nova 

7 - Cidade Jardim 

8 - Triunfo Barroco

 

Grupo de Acesso

1- Raio de Sol 

2- Unidos da Zona Leste 

3- Unidos dos Guaranys 

4- Mocidade Independente Bem-te-vi 

5- Mocidade Independente da Pampulha

 

 

*Mais informações sobre as datas e horários dos desfiles em breve. 

 

CADASTRO DE AMBULANTES

A Prefeitura de Belo Horizonte inicia, na próxima segunda-feira (12), o processo de cadastramento de ambulantes que desejam atuar na venda de bebidas e adereços carnavalescos durante o período oficial do Carnaval de Belo Horizonte 2026. Ao todo, serão disponibilizadas 14 mil credenciais. O cadastro, que terá início às 9h, será feito exclusivamente on-line, pelo site https://ambulantesbh.com.br/, até às 16h59 de 19 de janeiro ou até o preenchimento total das vagas.

 

Os profissionais precisarão comparecer pessoalmente apenas no momento da retirada da credencial, que ocorrerá entre os dias 26 e 31 de janeiro, das 8h às 17h, no Expominas, localizado na Avenida Amazonas, 6.200, Gameleira. A ação é promovida pela Belotur, em parceria com a Secretaria Municipal de Política Urbana.

 

Os dois primeiros dias de cadastro on-line, 12 e 13 de janeiro, serão reservados exclusivamente aos caixeiros já cadastrados na Prefeitura de Belo Horizonte e portadores do Certificado da Pessoa com Deficiência. Nessas datas, o cadastramento estará disponível das 9h do dia 12 até às 16h59 do dia 13.

 

O cadastro será aberto para o público geral a partir de 14 de janeiro, às 9h. Podem se credenciar pessoas com 18 anos ou mais que residam em Belo Horizonte. 

 

Durante o processo de inscrição on-line, os interessados devem:
📌 enviar uma foto ou fazer upload (nos formatos PDF, JPG ou PNG)

Documentos de identificação aceitos:
📌 Carteira de Identidade (antiga ou nova)
📌 Carteira Nacional de Habilitação (antiga ou nova)
📌 Carteira de Trabalho
📌 Passaporte
📌Carteira de Conselho de Classe

Comprovantes de residência aceitos:
📌 contas de água, luz, telefone ou internet
📌 Título de Eleitor.

Importante ressaltar que serão aceitos apenas documentos legíveis.

 

No ato da entrega da credencial será necessário apresentar um documento de identidade oficial com foto e o número de protocolo gerado no cadastro. Serão disponibilizadas duas mil e quatrocentas senhas diariamente, seguindo a ordem de chegada. Na ocasião, acontecerá um treinamento e serão distribuídas as credenciais nominais para cada cadastrado. As dúvidas sobre todo o processo de cadastramento e credenciamento podem ser enviadas para o endereço eletrônico diretoria.belotur@pbh.gov.br

 

A credencial, pessoal e intransferível, dá ao ambulante o direito de circular exclusivamente pelos desfiles de Blocos de Rua, entre 31 de janeiro e 22 de fevereiro – período oficial da folia na capital - desde que o profissional respeite as normas descritas no edital, entre elas, a proibição da venda de bebidas para menores de 18 anos, a vedação de comercialização de alimentos, bebidas fracionadas e em recipientes de vidro e a permanência da dispersão após o término dos desfiles dos blocos de rua. Também é vedada a presença e comercialização em eventos privados, ainda que realizados em logradouro público.