Descrição
O bloco "As Grandes Figuras" nasceu em 2012 como uma ação do Ponto de Cultura do Grupo Atrás do Pano. Sua proposta é homenagear pessoas que marcaram a história local, resgatando a memória e promovendo um diálogo cultural com a comunidade.
O nome reflete sua principal característica: o desfile de imponentes bonecos gigantes, com cerca de 4 metros de altura, criados pelo bonequeiro Paulinho Polika. A sonoridade é composta por uma oficina de percussão para jovens e um grupo de maracatu , com sambas-enredo originais do músico, regente e proponente Wellerson de Castro Coelho (Guda Coelho).
Ao longo dos anos, o bloco evoluiu e expandiu seu alcance, levando sua proposta para outros territórios a partir de 2018 e marcando sua entrada definitiva em Belo Horizonte em 2022. Desde 2023, consolidou sua missão social e cultural no bairro Paraíso, uma área com carência de infraestrutura cultural e terra natal do regente, onde a mobilização de moradores e comerciantes locais tornou o desfile um evento marcante para o território.
O bloco se destaca por seu impacto social, atuando como um agente de transformação. Em 2024, reforçou seu compromisso com a diversidade ao criar o boneco Veck, uma homenagem a um agitador cultural do bairro ligado à comunidade LGBTQIA+ e às questões da memória preta. Por meio do projeto "Paraíso - Tradição e Memória", realiza oficinas culturais para crianças, jovens e adultos, ampliando seu impacto cultural e fortalecendo os laços comunitários durante todo o ano.
Localização
Quer saber a melhor forma de chegar onde precisa? A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, e o Google se juntaram para mostrar as Áreas de Restrição de Circulação durante o Carnaval nos apps:
No dia do evento, acesse os ícones acima e procure suas rotas!
Ponto de concentração
Ponto de dispersão

Banheiro móvel (Sujeito a alteração)

Banheiro fixo (Sujeito a alteração)