Descrição
O Bloco Afro-Periférico OriSamba foi criado visando compartilhar a efervescência cultural e musical que a capital mineira vem vivendo nos últimos anos, para integração e crescimento do mesmo, reforçando cada vez mais a imagem vocacional do estado de Minas Gerais para o carnaval brasileiro.
O nome do bloco vem a partir de conceitos subjetivos usados dentro das casas e terreiros de axé: “Ori” e “Samba”. Ori faz parte de nosso viver e conviver entre corpo e espírito, sendo nossa “cabeça”, “orientação” com respeito ao tempo, natureza e o próximo conforme os costumes tradicionais afro-brasileiros. E “Samba” deriva de “Semba”, está ligado ao ato de gerar, a ligação, o cordão umbilical, matriz e essência da vida: a mulher. Que é a parte essencial que nos liga uns aos outros fazendo sempre nos lembrar de nossos ancestrais. Com isso o nome OriSamba, leva para as ruas a beleza das cores, a alegria das toadas dos tambores, e o recontar da história e cultura afrobrasileira em Belo Horizonte.
Os blocos afro tem como singularidade o trabalho circular e coletivo, o que é bastante significativo tendo em vista os atuais modos de organização da sociedade, que na maioria das vezes visa a competição predatória, a presença de moradores de periferia tem trazido resultado nas várias formas de organização local, aumentando o leque de atividades e serviços disponíveis na cena cultural periférica, geração de renda, fortalecimento no potencial criativo e econômico.
Para o ano de 2026, o nosso bloco vêm trazendo a temática "Orisamba: movimento terrirorial", buscando evidenciar a importância de ocupar culturalmente, socialmente e politicamente os espaços da Vila Senhor dos Passos e da Lagoinha. Sendo um Bloco nascido dos movimentos culturais da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, terreiro de umbanda localizado há mais de 50 anos no "Buraco Quente", levamos na sexta-feira de canaval para as ruas da comunidade a energia de Exú, guardião das encruzilhadas e dos bons caminhos.
Localização
Quer saber a melhor forma de chegar onde precisa? A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, e o Google se juntaram para mostrar as Áreas de Restrição de Circulação durante o Carnaval nos apps:
No dia do evento, acesse os ícones acima e procure suas rotas!
Ponto de concentração
Ponto de dispersão

Banheiro móvel (Sujeito a alteração)

Banheiro fixo (Sujeito a alteração)