Descrição
O Bloco De Seu Bento a Dona Lúcia foi idealizado pouco antes do Carnaval de 2013, quando dois amigos, que não queriam sair de BH nessa época do ano, resolveram trazer o que conheciam dos carnavais de rua do interior para a capital. Desde 2013, participou de todos os carnavais, sempre cadastrado na Belotur e seguindo todas as regras de segurança.
O nome do bloco “De Seu Bento a Dona Lúcia” é um trocadilho com o nome dos bairros onde ocorre o desfile (bairros São Bento e Santa Lúcia). O público do Bloco foi em torno de 800 a 1.000 pessoas nos primeiros anos e nos últimos anos, segundo a PM que estava no local, tem ficado em torno de a 3.000 a 4.000 pessoas. É reconhecido pelo público como um bloco democrático, com a participação de pessoas de todas as idades (desde foliões mirins em seus primeiros carnavais até os mais experientes). Atualmente, pessoas dos bairros vizinhos ajudam não só como instrumentistas, mas também na organização do Bloco.
O Estilo musical é baseado nas tradicionais marchinhas e também em versões de clássicos da MPB e do Rock transformadas em marchinhas. As músicas são cantadas pelos irreverentes puxadores e têm arranjos bem originais com metais, sanfona, baixo, surdos, caixas, tamborins e xique-xiques. Os músicos são moradores da região e seus amigos, que tocam por lazer (não há músicos contratados no Bloco que não sejam integrantes).
Os ensaios são abertos ao público, que podem levar seus instrumentos também para aprender (apesar de não haver aulas específicas – é um aprendizado prático). Geralmente os ensaios se iniciam entre 3 e 4 meses antes do carnaval, além de termos encontros esporádicos ao longo do ano.
Ainda em relação aos músicos, atualmente há um responsável por cada instrumento, que auxilia na orientação dos novatos, na elaboração dos arranjos e na própria organização do Bloco.
O principal canal de comunicação do Bloco com a sociedade é sua página no facebook (https://www.facebook.com/seubentoadonalucia/) que conta com cerca de 1.400
Localização
Quer saber a melhor forma de chegar onde precisa? A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, e o Google se juntaram para mostrar as Áreas de Restrição de Circulação durante o Carnaval nos apps:
No dia do evento, acesse os ícones acima e procure suas rotas!
Ponto de concentração
Ponto de dispersão

Banheiro móvel (Sujeito a alteração)

Banheiro fixo (Sujeito a alteração)