Descrição
O Bloco Fofoca de Carimbó nasceu em 2014, criado por dançarinos do Grupo Folclórico Aruanda, com a proposta de unir ritmos da cultura amazônica, como o Carimbó, aos de Minas Gerais, como as danças de Reinado. Seu nome homenageia a “fofoca”, peça do vestuário feminino tradicional nas danças folclóricas, e o Carimbó, expressão cultural da Amazônia. O bloco é uma extensão do trabalho de pesquisa e valorização da cultura popular desenvolvido pelo Aruanda.
Desde a estreia no Carnaval de Belo Horizonte, o bloco cresceu ano após ano. De 100 participantes em seus primeiros anos, passou a reunir 800 foliões em 2016 e 2017, superando 2.000 em 2018. Em 2019 e 2020, chegou a 10.000 pessoas. Em 2023, foram 13.000, e em 2024 e 2025, mais de 20.000, consolidando o Fofoca de Carimbó como um dos mais interessantes e originais blocos da capital mineira.
Organizado por músicos e bailarinos do Aruanda, com participação aberta à comunidade, o bloco realiza ensaios gratuitos em espaços públicos. Atualmente, reúne cerca de 50 percussionistas e 200 dançarines de diversas regiões. O Fofoca se destaca por ser diverso e inclusivo: majoritariamente feminino, recebe pessoas de todas as idades, raças, gêneros e orientações sexuais. Crianças e idosos também participam dos cortejos com apoio de uma rede de cuidado.
Além do Carnaval, o bloco leva o Carimbó a escolas, comunidades e eventos culturais, fortalecendo o acesso à cultura popular. Dessa ação surgiu a banda Tutu com Tacacá, que se apresenta em Belo Horizonte e em festivais pelo Brasil. Ao longo de uma década, o Fofoca de Carimbó se firmou como um espaço de resistência, alegria e celebração da diversidade, promovendo as tradições brasileiras de forma viva e coletiva.
Localização
Quer saber a melhor forma de chegar onde precisa? A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, e o Google se juntaram para mostrar as Áreas de Restrição de Circulação durante o Carnaval nos apps:
No dia do evento, acesse os ícones acima e procure suas rotas!
Ponto de concentração
Ponto de dispersão

Banheiro móvel (Sujeito a alteração)

Banheiro fixo (Sujeito a alteração)