Descrição
O Bloco "Qui Samba é Esse" foi fundado em 2018 e, desde então, tem se destacado por homenagear grandes nomes do samba, como Zeca Pagodinho em 2023 , Clara Nunes em 2024 e Leci Brandão em 2025.
O nome do bloco faz alusão à "Kizomba", festas da cultura afro-brasileira, e cria expectativa sobre qual será o próximo homenageado. A continuidade das atividades do bloco ao longo do ano é crucial para manter viva essa manifestação cultural, permitindo maior envolvimento e participação dos moradores nas atividades do bloco.
O "Bloco Qui Samba é esse" surge para preencher a necessidade de aprofundar o conhecimento e a valorização das tradições afro-brasileiras no contexto do carnaval de Belo Horizonte que está intrinsecamente ligado à luta pela ocupação dos espaços públicos, defesa contra discriminação de gênero e orientação sexual, combate ao racismo e pela democratização da folia. Este movimento, que se fortalece a cada ano, é um poderoso veículo de expressão cultural e resistência social.
Muitos blocos que incorporam a cultura afro-brasileira em seu repertório enfrentam desafios para realizar uma formação adequada sobre as origens desses ritmos e a história do Brasil. Entendendo esse desafio, o "Bloco Qui Samba é esse" busca realizar uma formação cultural aprofundada em ritmos afro-brasileiros, focando nas tradições e contextos sociais que os originaram.
Os ritmos a serem explorados incluem samba de roda, samba duro, samba-reggae, ijexá, Samba de Caboclo e Samba de Roda, declarados Patrimônio Imaterial da Humanidade. Essa formação promoverá a valorização da cultura afro-brasileira e atuará como meio de combate ao racismo, aproximando etnias e respeitando a diversidade cultural do Brasil. A importância do projeto é reforçada pelos dados do Disque 100, que registraram um aumento significativo nos casos de violência contra povos de terreiro de matriz africana.
A execução deste projeto é favorecida pela experiencia dos diretores.
Localização
Quer saber a melhor forma de chegar onde precisa? A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, e o Google se juntaram para mostrar as Áreas de Restrição de Circulação durante o Carnaval nos apps:
No dia do evento, acesse os ícones acima e procure suas rotas!
Ponto de concentração
Ponto de dispersão

Banheiro móvel (Sujeito a alteração)

Banheiro fixo (Sujeito a alteração)