Descrição
Desfile: 16 de fevereiro de 2026
Concentração: a partir das 9h
Local: Praça Santa Rita – Bairro Esplanada, Belo Horizonte
Apresentação:
O bloco traz uma proposta musical diferenciada, sem bateria tradicional. A formação conta com 16 integrantes reunidos em uma grande roda de samba, oferecendo uma experiência sonora única e envolvente.
Tema 2026:
Uma homenagem especial ao grupo Fundo de Quintal, celebrando sua contribuição histórica para o samba e a cultura popular brasileira.
O grupo Fundo de Quintal surgiu nas quartas-feiras das rodas de samba do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, no Rio de Janeiro, por volta de 1970, e se tornou referência do samba, revolucionando o gênero com inovações como o repique-de-mão , o tantã e o banjo adaptado.
O Bloco Resenha Amigos do Edgar desempenha um papel relevante na valorização da cultura negra em Belo Horizonte. Reconhecendo o samba como patrimônio imaterial da cultura brasileira e manifestação afro-brasileira nascida nas comunidades, o grupo reafirma, em sua essência, a importância da memória, da representatividade e da resistência cultural.
Acreditando em um Carnaval democrático e inclusivo, o bloco atua de forma ativa na promoção da igualdade racial e na democratização do acesso à cultura para todas as pessoas.
Comprometido com práticas sustentáveis, o bloco realizará ações de conscientização ambiental por meio de suas redes sociais. Além disso, manterá a distribuição de copos reutilizáveis durante o desfile. Outras iniciativas sustentáveis também serão desenvolvidas em parceria com a Belotur.
Localização
Quer saber a melhor forma de chegar onde precisa? A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, e o Google se juntaram para mostrar as Áreas de Restrição de Circulação durante o Carnaval nos apps:
No dia do evento, acesse os ícones acima e procure suas rotas!
Ponto de concentração
Ponto de dispersão

Banheiro móvel (Sujeito a alteração)

Banheiro fixo (Sujeito a alteração)