Mesa de Debate: NARRAR E LER AS EXPERIÊNCIAS DE SER CRIANÇA
ARTISTA/CONVIDADO: Anna Cunha, Luana Tolentino e Mariana Rosa, com mediação de Daniela Figueiredo
SINOPSE: Debate sobre as muitas experiências de infância no Brasil, considerando suas representações e leituras nos livros e histórias que oferecemos às crianças.
Anna Cunha é ilustradora, graduada em Artes Plásticas pela UEMG e pós-graduada em Ilustração, pela EINA - Universitat Autònoma de Barcelona. Já ilustrou mais de 30 livros, para editoras brasileiras e estrangeiras, com obras publicadas em 8 idiomas. Recebeu diversos prêmios, como a Golden Plaque da Bienal de Ilustração de Bratislava (SK), o Prêmio Jabuti (BR) e o Northern Lights Award (US). Teve também títulos indicados ao Kate Greenaway Medal (UK) e selecionados para o Catálogo The White Ravens (GE).
Luana Tolentino é mestre em educação pela UFOP e há dez anos é professora de História em escolas públicas da periferia de Belo Horizonte e da região metropolitana da cidade. Suas práticas pedagógicas partem do princípio de que é preciso construir uma educação feminista, antirracista e inclusiva, comprometida com o respeito, com a justiça e com a igualdade. É autora de Sobrevivendo ao racismo: memórias, cartas e o cotidiano da discriminação no Brasil (Papirus, 2023) e Outra educação é possível (Mazza, 2017).
Mariana Rosa é graduada em Comunicação Social pela UFMG, mestranda em Educação pela USP, pesquisadora do campo das diferenças e desigualdades na Educação e dos estudos da deficiência, professora da Fundação Dom Cabral, fundadora do Instituto Cáue e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência. Atua na formação de professores e familiares a partir da perspectiva anticapacitista.
Daniela Figueiredo é pedagoga (UEMG), pós-graduada em Adolescência e Relações de Gênero (Universidade Newton Paiva) e mestra em Educação (UFMG). Atualmente coordena a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, instituição ligada à Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
LOCAL: Auditório 1 / 3º andar - Centro Cultural Banco do Brasil - Praça da Liberdade 450 - Belo Horizonte
DATA: 19 de novembro, domingo
HORA DE INÍCIO: 11h
HORA DE TÉRMINO: 12h30
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: livre