Temporada Gastronomia - Programação

Content Builder

Dividida em três eixos — Sabores da Viagem, Sabores do Mundo e Sabores da Cidade, a programação principal da Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte contará com tradução simultânea para português, inglês e espanhol.

A transmissão será realizada via Sympla Streaming Beta (Zoom). Evento com emissão de certificado para os participantes.

Faça sua inscrição e participe das atividades on-line e gratuitas!

Conheça aqui os convidados

 

Sabores da viagem - 13 a 20/10

 

Sabores da viagem - Série de conferências internacionais de Turismo, Gastronomia e Alimentação

13/10 - 9h30-11h30 INSCREVA-SE

Novos cenários para o desenvolvimento de um destino turístico gastronômico 

A Organização Mundial do Turismo apontou, em 2017, a gastronomia como o 3º motivador de viagens no mundo, corroborando as estratégias adotadas por diversas cidades no desenvolvimento, estruturação e posicionamento enquanto destinos gastronômicos. Este painel traz especialistas de renome nacional e internacional para compartilhar experiências sobre estratégias que implementaram para o desenvolvimento de destinos turísticos gastronômicos.   

  • Abertura: Gilberto Castro - Presidente da Empresa de Turismo de Belo Horizonte - Belotur (Brasil)
  • Rebecca Mackenzie - Culinary Tourism Alliance (Canadá)
  • Iñaki Gaztelumendi - Basque Culinary Center (Espanha)
  • Ana Paula Jacques - Instituto Federal de Brasília (Brasil)
  • Mediação: Marina Simião - Emater-MG (Brasil)

 

16/10 - 9h30-11h30 INSCREVA-SE

Gastronomia, agricultura urbana e inclusão social 

A amplitude e o engajamento que a gastronomia produz através da valorização da identidade cultural tem sido utilizada como um instrumento de inclusão social, sobretudo, em projetos de fomento da agricultura orgânica no território urbano. Neste encontro, três mulheres, que têm em comum uma trajetória de reconhecimento nacional e internacional, apresentam seus projetos e ações desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável

  • Sasha Correa - Basque Culinary Center (Venezuela/Espanha) 
  • Teresa Corção - Instituto Maniva (Brasil)
  • Mariana Aleixo - Maré de Sabores (Brasil)
  • Mediação: Darklane Dias - Subsecretaria de Segurança Alimentar de Belo Horizonte (Brasil)

 

19/10 - 9h30-11h30 INSCREVA-SE

Gastronomia: turismo de negócios e eventos e desenvolvimento local

A realização de eventos de cunho gastronômico tem sido bastante difundida na atividade turística, em razão do dinamismo econômico da combinação destes segmentos. A gastronomia expande os limites das cozinhas e ganha espaço no turismo de negócios e eventos, se tornando uma temática comumente abordada em festivais, congressos, seminários, seja no debate acadêmico, com foco no lazer ou mesmo na celebração de culinárias típicas. Casos de sucesso de eventos gastronômicos são apresentados neste painel.

  • Eva Ballarin - Especialista em Turismo e Indústria Horeca / HIP Madrid  (Espanha)
  • Maria Eulália Araújo - Comida di Buteco ((Brasil)
  • Mediação: Cláudio Beato - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Brasil)

 

20/10 - 9h30-11h30 INSCREVA-SE

Mercados, Gastronomia  e Turismo 

Os mercados municipais espalhados pelo mundo são territórios que, em sua maioria, representam e sintetizam parte da cultura local. São tidos como equipamentos de grande importância na movimentação e atratividade de turistas e possuem uma relação direta com a gastronomia, seja pelos bares e restaurantes que abrigam, seja pela produção de base alimentar local. Explorar a relação entre gastronomia e turismo nos mercados municipais em suas diversas dimensões e contradições  é o tema deste painel.

  • Francesc Xavier Medina - Universitat Oberta de Catalunya (Espanha)
  • Taina Zanetti - Universidade de Brasília (Brasil)
  • Mediação: Bernard Martins - Mercado de Origem (Brasil)

     

Sabores do mundo - 14 a 29/10

 

Sabores do mundo: Diálogos com as Cidades Criativas

14/10 - 9h30-11h30 INSCREVA-SE

Governança das cidades criativas 

Uma das premissas fundamentais para o processo de candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO é a formação de uma estrutura de governança compartilhada entre os atores locais, que busquem a cooperação e colaboração como princípio norteador do setor criativo ao qual buscam se eleger. Este painel vai abordar como algumas cidades criativas da gastronomia estruturam seus processos de governança antes e depois da obtenção da participação na rede internacional.

  • Taina Zanetti - Universidade de Brasília (Brasil)
  • Colleen Swain - San Antonio (Estados Unidos)
  • Dag Hartman - Östersund (Suécia)
  • Anita Pires - Florianópolis (Brasil)
  • Mediação: Renato Lana - Belo Horizonte (Brasil)

 

21/10 - 9h30-11h30 INSCREVA-SE

Festivais e concursos gastronômicos como fator de atração e promoção de um território

A temática da alimentação e da gastronomia extrapolou o ambiente das cozinhas dos bares e restaurantes e se tornou um elemento de movimentação de eventos de todos os portes. Vamos explorar, neste painel, como os festivais e concursos gastronômicos tornam-se elementos capazes de atrair turistas e permitem novas estratégias para a promoção de destinos.

  • Vicente Martín Ronda - Denia (Espanha)
  • Emanuele Bolla - Parma (Itália)
  • J. Felipe Garcia - Tucson (Estados Unidos)
  • Maria Helena de Senna Fernandes - Macau (China)
  • Mediação: Marcelo Wanderley - Belo Horizonte (Brasil)

 

26/10 - 9h30-11h30 INSCREVA-SE

Gastronomia, patrimônio imaterial para pensarmos o futuro

A gastronomia é considerada um elemento inerente à identidade cultural de diversos povos e, portanto, patrimônio imaterial imensurável que deve ser preservado e permanentemente colocado em evidência. Avaliar os impactos e projetarmos o futuro pelo prisma da valorização da gastronomia enquanto patrimônio imaterial é o objetivo deste painel.

  • Fabián Bedón Samaniego - Portoviejo (Equador) 
  • Giuseppe Biagini - Fundação ITKI (Itália)
  • José Monteiro Junior - Santos (Brasil)
  • Mediação: Flávio Dornas - Belo Horizonte (Brasil)

26, 27 e 28 de outubro - II Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional

A programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania tem como objetivo a formação, a divulgação de conhecimento e a conexão em rede de agentes estratégicos para o fortalecimento de sistemas alimentares sustentáveis e justos, pautados pelos princípios da agroecologia, da alimentação adequada e da soberania e segurança alimentar e nutricional em diálogo com o planejamento urbano e regional. Busca, também, valorizar a agricultura familiar e urbana, a gastronomia e a cultura alimentar, em prol da construção de uma cidade sustentável, agroecológica e com acesso a alimentos saudáveis.

Inscreva-se e veja a programação completa: https://prefeitura.pbh.gov.br/smasac/eventos/seminariosan

 

29/10 - 9h30-11h30 INSCREVA-SE

Mercados, circuitos alimentares locais e gastronomia

Os mercados locais/municipais possuem uma relevante função na dinâmica da cadeia produtiva alimentar de uma localidade. O objetivo deste painel é contar com a análise de especialistas sobre a evolução desses espaços e a forma como os mercados podem se configurar como circuitos alimentares locais na gastronomia e no turismo.

  • Anna Knight - Bendigo (Austrália)
  • Trevor Budge - Bendigo (Austrália)
  • Sergio Salas Yaro - Arequipa (Peru)
  • Eduardo Seijo Solís - Mérida (México)
  • Mediação: Edson Puiati - Belo Horizonte (Brasil)

Sabores da cidade - 2 a 30/10

 

Sabores da cidade: Sessões da Gastronomia de Belo Horizonte 

16/10 - 9h-11h LINK PARA INSCRIÇÃO: https://forms.gle/iiZeBnmJtu5tNvcw5 

Café com Saberes 

Nesta atividade on-line realizada pelo Centro Cultural Venda Nova, você vai participar do compartilhamento de experiências acerca do uso das plantas e ervas medicinais, para cura ou prevenção de doenças, alimentação natural e dicas para o bem-estar. 

Plataforma: Google Meet
Informações: ccvn.fmc@pbh.gov.br 

16/10 - em breve mais informações no link: Virada Cultural BH 2021

Aula-show de Gastronomia e Cultura: Virada Cultural 2021

A gastronomia é uma grande manifestação cultural. A aula-show na programação da Virada Cultural 2021 destaca a origem dos alimentos, suas raízes e heranças culturais, a partir das escolhas dos ingredientes, receitas e histórias. A gastronomia é um setor que colabora de forma relevante para a retomada econômica, tão necessária no atual momento, ao mesmo tempo em que eleva a economia criativa e a identidade local.

21 e 23/10, 19h: Circuito Municipal de Cultura comemora o Dia Mundial de Alimentação - Acesso: www.youtube.com/canalfmc

Desde 2020, O Circuito Municipal de Cultura produz a série ‘Histórias de Alimentar a Alma’, que traz receitas familiares e tradições do coração dos bairros, vilas e aglomerados. A cultura alimentar, transmitida através da afetividade dos cadernos de receitas e da oralidade dos encontros familiares, desempenha um papel fundamental na preservação das tradições culturais. Para a Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte, o Circuito reedita as duas temporadas (a primeira com 10 episódios e a segunda com seis), e cria dois episódios especiais, promovendo o encontro de novos talentos da gastronomia com referências da cultura alimentar da cidade, ligadas à cultural familiar e à pesquisa da gastronomia e culturas afro-brasileiras.

Dia 21/10, 19h: Episódio 1 - Com os convidados Kelma Zenaide, chef do Kitutu Gourmet e atuação baseada na gastronomia afro-brasileira; e Zito Cavalcanti, cozinheiro do Padu Cozinha festiva e sommelier de cervejas. Prato: Kipadú

Día 23/10, 19h: Episódio 2 - Com as convidadas Bernardina de Sena, referência da comunidade do bairro Alto Vera Cruz; e Renata Sampaio, cozinheira formada pelo Cordon Bleu Paris, com passagem por vários restaurantes importantes de Belo Horizonte. Prato: Lombo recheado e guarnições.

27/10 - 18h INSCREVA-SE

Formação, inclusão e inovação na gastronomia - a importância das instituições de ensino no desenvolvimento de uma cidade criativa. 

Convidados:

- Jackson Cabral - Faculdade Promove
- Claudia Porto Leal - Univeritas 
- Sinval do Espírito Santo - UNA 
- Larissa Fernandes de Souza – Estácio 
- Kleinia Anjos Vianna – Faculdade Senac 
- Mediação: Danilo Simões Coelho - UNA 

30/10, 11h ASSISTA AQUI
Sabores da Cidade - Especial Belo Horizonte, Cidade Criativa da Gastronomia

O encerramento da 1ª Edição da Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação de Belo Horizonte traz uma programação para lá de especial: o ‘Sabores da Cidade - Especial Belo Horizonte, Cidade Criativa da Gastronomia’. Além de uma roda de conversa com quatro renomados chefs da cidade, o programa traz depoimentos de personalidades da gastronomia mineira em locais estratégicos de Belo Horizonte e uma cozinha-show, com convidados.

 

 

Além da programação principal, confira também a programação associada: uma série de eventos, presenciais e on-line, promovidos por parceiros, com temática alinhada à Temporada. Acesse a lista e selecione seus favoritos!

Descritivo

Programação da Temporada Internacional de Gastronomia e Alimentação