Eventos /  Oficina la la-ticket green  /  Cultural

Oficinas e Debates integram o Circuito Hip Hop

Descrição

Confira a programação das ações formativas que fazem parte do Circuito Hip Hop.


Dia 7/11

14h às 15h30 

Atração: Oficina: Tributo ao funk

Sinopse: Realizada pelo núcleo de pesquisa em artes da cena "CorPol!tico" e conduzida pelo oficineiro Leonardo Molina, a atividade abordará temáticas históricas das culturas do funk de James Brown ao funk de MC Carol, Afro house e outras referências musicais da cultura afro-brasileira e indígena. Como a clave mãe do ritmo ocidental (ALUJA); noções básicas e intermediárias de divisão rítmica e coordenação motora; noções de articulações, improvisação e, principalmente, diversão com esses ritmos que caminham juntos com a história da música brasileira e da cultura Afro. Também serão lembrados alguns estilos propostos pelo espetáculo \V3NTØ, com homenagens pontuais a grandes nomes do funk, como James Brown, Lacraia e MC Carol. A atividade pretende enaltecer o funk como área de conhecimento, reconhecida como movimento e manifestação cultural e dialogar com as juventudes, propondo um espaço de articulação corporal onde o ensino-aprendizagem vem pelo fazer artístico do corpo-voz e música; abrindo mais espaços para ser e fazer em diversidade de corpo e criação nas Artes da Cena.

Local: Centro Cultural Urucuia 

Inscrições gratuitas: se inscreva aqui

Classificação: a partir de 14 anos


09/11

19h às 21h 

Atração: Live Debate - Uma cidade e as transformações pelo Hip Hop

Descritivo: Mesa de debate, com Betinho Zulu (SP), Negah Thé (Contagem), Radical Tee (BH), compõe o Circuito Hip Hop e traz troca de experiências pessoais demonstrando como a cultura HIP HOP transforma uma cidade e suas regiões, a mediação fica por conta do rapper, produtor cultural e integrante do Fórum Hip Hop de Belo Horizonte, Fred Negro F. (BH). A atração acontece on-line, em formato LIVE, dentro da programação Circuito Hip Hop.

Local: on-line pelo canal da Fundação Municipal de Cultura

Classificação: livre


15/11

19h às 21h 

Atração: Live Debate - Gestão de carreira e culturas periféricas

Descritivo: Mesa de debate com Mariana Moraes (BH) e Paulo Correa (BH),  integra o Circuito Hip Hop e levanta discussão sobre gestão de carreira e culturas periféricas, a mediação fica por conta do integrante do Fórum Hip Hop de Belo Horizonte, Fred Negro F. (BH). A atração acontece on-line, em formato LIVE, pelo canal da Fundação Municipal de Cultura, dentro da programação Circuito Hip Hop.

Local: on-line pelo canal da Fundação Municipal de Cultura

Classificação: livre


Dia 13/11

15h às 17h

Atração: Roda de conversa presencial “Histórias do rap, rádio e podcasts” 

Descritivo: “Histórias do rap, rádio e podcasts” é uma roda de conversa sobre a presença da música rap nas ondas do rádio e nos podcasts contemporâneos. A atividade é um desdobramento da pesquisa de Michel Brasil e Clebin Quirino, que estão escrevendo um livro sobre a história do rap em Belo Horizonte. A atração é gratuita e acontece dentro da Programação Circuito Hip Hop, em formato presencial na Casa do Hip Hop, no conjunto Taquaril. Não haverá cobrança de ingresso ao público.

Local: Casa do Hip Hop - R. Ludgero Felipe Ferreira, 183 - Conjunto Taquaril

Inscrições: inscrição no local por ordem de chegada, sujeito a lotação

Classificação: livre


Dias 13 e 14/11

13h às 15h

Atração: Oficina presencial "Visão Literária de Quebrada" 

Sinopse: A oficina "Visão literária de quebrada" se baseia na ideia da fotografia e poesia que narram o cotidiano de cada indivíduo dentro de sua própria vivência. O foco é desenvolver a autonomia dos participantes, como cidadãos, para levantar pautas, questionamentos e sanar dúvidas internas. O intuito é enxergar por outra perspectiva o nosso lugar no mundo e a partir daí registrar o que sentimos e vemos através da palavra e da imagem.

Local: Casa do Hip Hop - R. Ludgero Felipe Ferreira, 183 - Conjunto Taquaril

Inscrições: inscrição no local por ordem de chegada, sujeito a lotação

Classificação: livre


Dia 17/11

19h às 21h

Atração: Workshop on-line "Gestão e sustentabilidade de espaços culturais na periferia"

Descritivo: Workshop on-line com Negra Jaque (RS) e Rapper W2 (BH) propõe, por meio de vídeos, materiais ilustrativos e pesquisas, apresentar exemplos de espaços culturais na periferia e formas de gestão e sustentabilidade. A oficina dispõe sobre a criação, gestão e sustentabilidade de espaços culturais na periferia, alternativos, geridos por grupos, coletivos e associações comunitárias. 

Plataforma: Zoom

Inscrições: se inscreva aqui.

Classificação: livre


22/11

19h às 21h

Atração: Live Debate - Transformação Social e Protagonismo LGBTQIA+  no Hip Hop Nacional

Descritivo: Mesa de debate, com Itsa (BH) e Wanatta Rodrigues (BH), integra o Circuito Hip Hop e discute o tema Transformação Social e Protagonismo LGBTQIA+ no contexto do Hip Hop Nacional, o bate-papo é mediado pelo performer afrofuturista Azizi Mc (BH), integrante do Fórum Hip Hop de Belo Horizonte. A atração acontece on-line, em formato LIVE, dentro da programação Circuito Hip Hop.

Local: on-line pelo canal da Fundação Municipal de Cultura

Classificação: livre


Dia 24/11

19h às 21h 

Atração: Workshop on-line "Da produção, arrecadação musical e presença digital das artes"

Descritivo: Workshop on-line com Vitor Gonzaga (BH) e Leo Morel (RJ) propõe compartilhar experiências e ferramentas que possibilitem o público a produzir e rentabilizar sua própria produção artística.

Plataforma: Zoom

Inscrições: se inscreva aqui.

Classificação: livre

Localização
Centro Cultural Urucuia
Oficina presencial "Tributo ao Funk", no Centro Cultural Urucuia
Oficinas presenciais "Visão Literária da Quebrada" e “Histórias do rap, rádio e podcasts: roda de conversa”, na Casa do Hip Hop
Wokshops On-line pela plataforma Zoom
Horários
a
Entrada
Gratuito
Este evento faz parte do Circuito Municipal de Cultura
Sim
Você também pode se interessar