Eventos /  Mostra la la-ticket green  /  Cultural

Circuito Municipal de Cultura realiza cerimônia de entrega de títulos do “5º Prêmio Mestres da Cultura Popular”

Descrição

Evento acontece no dia 24/9, sábado, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon, realiza a cerimônia de entrega de títulos de “Mestre da Cultura Popular de Belo Horizonte” aos vencedores do 5ª “Prêmio Mestres da Cultura Popular”, no próximo dia 24/9, sábado, às 10h, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado. Além do momento solene que contará com a presença de autoridades, o evento tem em sua programação apresentações artísticas de Evandro Passos (BH), com trecho da performance “Isidoro - um negro de quilate”, e do Coletivo Clã Sambadeiras de Minas (MG). Mais informações sobre as atrações podem ser encontradas nas redes sociais do Circuito Municipal de Cultura e no site Portal Belo Horizonte.

Premiação tradicional na cidade, o “Prêmio Mestres da Cultura Popular de Belo Horizonte” tem o objetivo de reconhecer, valorizar e divulgar a atuação dos mestres e mestras da cultura popular, responsáveis pela transmissão e perpetuação de saberes, celebrações e formas de expressão que compõem o patrimônio cultural imaterial da nossa cidade. Assim como ocorreu na última edição, em 2020, a Prefeitura de Belo Horizonte premiou 25 mestres e mestras, sendo que cada um recebeu um prêmio de R$ 15 mil e receberá na cerimônia um certificado alusivo ao título de “Mestre da Cultura Popular de Belo Horizonte”.


Aspas  institucional sobre a importância do prêmio e sua relevância nessa edição.

A abertura do evento ficará por conta de um dos mestres premiados, Evandro Passos. O ator e coreógrafo apresentará uma canção que compõe sua performance “Isidoro - um negro de quilate”. A obra conta a história de Isidoro Amorim, homem negro escravizado que conseguiu adquirir sua carta de alforria, tornando-se um dos maiores faiscadores de diamantes nas Minas Gerais. Após a entrega dos títulos, o grupo composto por mulheres educadoras e artistas pretas das Alterosas, o Clã Sambadeiras de Minas faz um show com cantigas e brincadeiras do samba de roda, samba de caboclo e composições das próprias sambadeiras. A mestra Daisy Lisboa, uma das integrantes do coletivo, é também uma das premiadas nesta edição. Gratuito, o evento tem classificação livre e contará com intérprete de libras.

Sobre os contemplados:

Mestra da Cultura Popular Ana Clelia Moreira
Sacerdotiza do Inzo Ngana Kupameyan Hongolo ela é uma das principais referências das tradições de matriz africana em Belo Horizonte e adota como principal missão a promoção da transmissão e defesa da manutenção dos saberes da cultura Bantu.
 
Mestra da Cultura Popular  Angela Maria Miguel
Matriarca e zeladora da casa de Candomblé Nzo Jindanji Kuna Nkosi, também conhecida como Nengua Monasanji, ela é uma das grandes promotoras dos ensinamentos e manutenção das festas de tradição africana em Belo Horizonte e, em especial, da cultura Bantu.
 
Mestra da Cultura Popular Aparecida Ana de Arruda
Raizeira e educadora social, ela é referência na transmissão dos conhecimentos sobre medicina popular, compartilha saberes referentes ao uso de  ervas e raízes há aproximadamente 30 anos.
 
Mestre da Cultura Popular Carlos Augusto de Farias
Cantor, compositor, pesquisador cultural e membro efetivo da Comissão Mineira de Folclore, ele transmite seus conhecimentos por meio de canções para todos os públicos, principalmente para a juventude. 
 
Mestra da Cultura Popular Cássia Cristina da Silva
Conhecida como Makota Kidolailê, desde os 15 anos ela caminha no candomblé de tradição Bantu e é liderança no Quilombo Manzo Ngunzo Kaiango. Ela atua destacadamente na defesa, transmissão e fortalecimento da cultura afro-brasileira nos espaços públicos e, principalmente, na cidade de Belo Horizonte.
 
Mestra da Cultura Popular Célia Gonçalves Souza
Conhecida como Makota Celinha, ela é Coordenadora Geral do Centro Nacional de Africanidade e Resistência afro-brasileira (CENARAB), instituição de referência na transmissão dos saberes afro brasileiros e na luta do Movimento Negro em Belo Horizonte.
 
Mestra da Cultura Popular Daisy Lisboa Januário
Ela atua à frente do Candomblé Ilê Axé Afonjá Oxeguiri há mais de 20 anos, possui uma atuação destacada na transmissão do legado da cultura afro-brasileira e do Samba de Roda.
 
Mestre da Cultura Popular Edson Moreira da Silva 
Praticante da capoeira há cinquenta anos, sendo que há mais de trinta como Mestre, atualmente atua com foco na transmissão de  conhecimentos para educar e formar novos cidadãos.
 
Mestre da Cultura Popular Evandro dos Passos Xavier 
Ator e coreógrafo, influência da cultura afro-brasileira em Belo Horizonte, com foco nas danças tradicionais, ele busca transmitir todo o seu vasto conhecimento para a comunidade, sobretudo a juventude. 
 
Mestre da Cultura Popular Geraldo André da Silva
Herdeiro das tradições africanas do quilombo do Indaiá, em Nova Era, Minas Gerais, ele é fundador da Casa de Cultura Lode Apará e atua na perpetuação dos saberes tradicionais da cultura africana, com ênfase na cultura Bantu, em Belo Horizonte desde 1975.
 
Mestre da Cultura Popular Guaraci Maximiano dos Santos
Pai Guaraci ou Tateto Yalêmi, é zelador do Centro Espírita São Sebastião e possui uma longa história de compromisso com a transmissão dos saberes afrodescendentes que adquiriu com os vários anos de prática e responsabilidade com a tradição.
 
Mestre da Cultura Popular Hélio dos Santos Ferreira
Capitão-mor da Irmandade Estrela do Oriente, ele vivencia o Congado desde a Infância e é um dos principais responsáveis pela transmissão e manutenção desta tradição em Belo Horizonte.
 
Mestre da Cultura Popular Higino Simplício de Almeida
Escultor que expressa em suas obras uma visão particular e contemporânea do Barroco Mineiro, ele tem trabalhado intensamente na transmissão de seus conhecimentos, especialmente nos Centros Culturais da capital. 
 
Mestra da Cultural Popular Iêda Paixão de Oliveira Ferreira Novaes
Umbandista e benzedeira, ela atua desde 1967 no bairro Caiçara propagando a cultura popular da cura por meio de ervas e orações.
 
Mestre da Cultura Popular Jaime Alves Pimenta 
Professor de capoeira há mais de 40 anos no Aglomerado da Serra, ele é um dos principais responsáveis pela transmissão e manutenção desta prática na região. 
 
Mestre da Cultural Popular Júlio César Santiliano 
Candomblecista, conhecido como Pai Italeuazé, é o gestor de instituições  comprometidas com a manutenção e propagação das práticas culturais de matriz africana.
 
Mestre da Cultura Popular Jurandir Francisco do Nascimento
Com mais de 50 anos de atuação, é um dos mais antigos mestres e um dos principais expoentes da Capoeira Angola em Belo Horizonte, e tem se dedicado à transmissão de seu vasto conhecimento para a comunidade.
 
Mestra da Cultura Popular Kelly Simone da Cruz
Rainha Conga da Guarda de São Jorge de Nossa Senhora do Rosário,  no bairro Concórdia, ela vive o Congado desde criança. Em 2010, foi coroada herdando de suas matriarcas a tradição familiar do Rosário.
 
Mestra da Cultura Popular Maria Bernardete Fonseca Fiorini
Reconhecida por uma vida dedicada ao artesanato folclórico em papel há mais de 40 anos. Tem se dedicado intensamente à transmissão dos conhecimentos para manutenção do ofício. 
 
Mestra da Cultura Popular Maria das Graças Andrade da Silva
Mais conhecida como Vó Maina, é benzedeira há 55 anos, prática que exerce desde a sua juventude. Atualmente vem se dedicando intensamente à transmissão de seus saberes para as futuras gerações.
 
Mestra da Cultura Popular Maria de Fátima Nogueira
Conhecida com Mam’etu Kitaloyá, líder da Unidade Territorial Tradicional Nzo Atim Kitalodé e presidente da Associação da Resistência Cultural Afro-Brasileira Jacutá de Iansã, tem se dedicado à transmissão de seus amplos saberes e pela salvaguarda da cultura afro-brasileira. 
 
Mestre da Cultura Popular Raimundo Ferreira
Conhecido como Mestre Ray, tem na capoeira sua principal forma de transmissão da cultura e viajou por mais de 40 países nessa missão. Sua história e a da capoeira em Belo Horizonte são indissociáveis.
 
Mestre da Cultura Popular Ulisses Luiz Mafaldo
O Babalorixá Ulisses de Yemanjá tem se dedicado ao culto dos orixás desde a adolescência. Coordenador da “Tenda Espírita Umbandista Caboclo Pena Branca”, se dedica à transmissão dos saberes culturais de matrizes africanas.
 
Mestra da Cultura Popular Vânia Aparecida Pires da Cruz
Ligada à prática do congado desde a juventude, é fundadora e presidenta da Guarda de Congo de São Bartolomeu, que promove as Festas de Reinado e a manutenção dessa tradição há mais de 20 anos no bairro Concórdia.  
 
Mestra da Cultura Popular Vilmara Tarcízia 
Zeladora da Casa Ilê Asé Oya Kuruguesi, fundada por sua mãe, é praticante da Umbanda desde a sua infância, defende valores fundamentais como a verdade e a humildade.
 

Serviço

Cerimônia de entrega do "5º Prêmio Mestres da Cultura Popular de Belo Horizonte" – Apresentações: Clã Sambadeiras de Minas e Evandro Passos Quando. Dia 24/9, sábado, às 10h
Onde: Centro de Referência de Cultura Popular – Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado (R. Desembargador Lincoln Prates, 240 / R. Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã)
Quanto: Entrada franca, não é necessário retirar ingresso.
Classificação: Livre 
Duração: 2 horas
Acessibilidade: Libras

Informações
Horários
a
Entrada
Gratuito
Este evento faz parte do Circuito Municipal de Cultura
Sim
Você também pode se interessar