Eventos /  Workshop la la-ticket green  /  Arquitetura Decoração e Designer

Seminário "Mundos potenciais: sobrevivências e desaprendizagens da imagem”

Descrição

O Seminário "Mundos potenciais: sobrevivências e desaprendizagens da imagem” é uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico em parceria com a Aliança Francesa e Embaixada da França, que integra a programação cultural virtual do Pampulha Território Museus e da 8ª Semana da América Latina e Caribe #SALC2021. A atividade tem por objetivo criar um espaço de reflexão crítica em torno de fotografia, arte e cidade, tendo como mote a exposição “Marcel Gautherot – registros modernos da invenção da Pampulha: depois e além”, com acervo cedido pelo Instituto Moreira Salles, na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, mas, temporariamente, com visitas suspensas devido aos protocolos de combate à Covid-19. 

A atividade acontece no dia 10 de junho e conta com duas rodas de conversas que exploram afinidades e vizinhanças fotográficas, sendo a primeira "Pampulha + Congonhas", das 8h às 10h30, e a segunda "Amazônia + Brasília", das 10h30 às 13h. Para as rodas de conversa, os convidados receberam uma seleção de fotografias de Gautherot, utilizadas na exposição, e irão compartilhar uma reflexão por elas provocada. Na sequência das apresentações dos convidados de cada roda, o debate será aberto entre participantes e público.

Os oito participantes convidados para as rodas de conversa, com formações diversas, transitam entre docência, pesquisa, arte, fotografia, cinema e curadoria. O que os une nessa aventura é a relação que cada um desenvolve, a seu modo, com a imagem como prática e campo crítico de pensamento.

Para participar, os interessados devem se inscrever pela plataforma Sympla https://bit.ly/3uKHApx, até o dia 9 de junho. O evento contará com tradução simultânea francês/português e libras. A organização e mediação do seminário é da arquiteta e pesquisadora Junia Mortimer. O seminário acontecerá respeitando todos os protocolos de combate à Covid-19.

O Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico. 

Mesa 1 -  Pampulha + Congonhas | 8h às 10h30

Eduardo Costa  

Rita Velloso 

Gabriela Gaia

Philippe Dubois

 

Mesa 2 - Amazônia + Brasília | 10h30 às 13h

Heloísa Espada 

Aude Mathé 

Paulo Tavares 

Adirley Queiroz 

 

Informações
Data
a
Inscrições na Sympla - https://bit.ly/3uKHApx
Entrada
Gratuito