Museu da Moda de Belo Horizonte - MUMO
Crédito: Qu4rto Studio

Confira o que abre e fecha na Semana Santa

A Semana Santa é um momento especial para a fé cristã. Ela marca a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Em Belo Horizonte, a quinta-feira é considerada ponto facultativo para repartições públicas, sendo obrigatório o funcionamento de serviços essenciais. Já a Sexta-Feira da Paixão é feriado. Se você vive na capital, ou vai visitá-la nos próximos dias, confira o que abre e fecha até o Domingo de Páscoa. 

  • Parques
Parque das Mangabeiras
Parque das Mangabeiras / Qu4rto Studio

Belo Horizonte possui mais de 70 parques distribuídos pelas nove regionais da cidade. Espaços para relaxar, praticar esportes e se divertir. Durante o feriado, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti funcionará de quinta a sábado, das 7h às 21h (entrada até às 20h30), e domingo, das 7h às 17h (entrada até às 16h30). O Parque das Mangabeiras funcionará todos os dias das 8h às 17h (entrada permitida até 16h).    

O funcionamento dos demais parques da cidade está disponível na página da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

Parque Municipal - Av. Afonso Pena, 1377 - Centro.

Parque das Mangabeiras - Av. José do Patrocínio Pontes, 580 - Mangabeiras.

  • Museus 
Casa do Baile
Casa do Baile / Qu4rto Studio

A capital possui 17 centros culturais municipais e espaços como teatros e museus, que contam com mostras, espetáculos, sessões cinematográficas e oficinas. Durante a Semana Santa, aproveite para visitar os jardins do Museu de Arte da Pampulha. O espaço foi criado pelo paisagista Roberto Burle Marx e tem como característica principal a composição de desenhos, formas e cores desenvolvidas com o uso de plantas da flora brasileira. Ele também conta com esculturas de August Zamoyski, Alfredo Ceschiatti e José Pedrosa. O Museu está atualmente fechado para restauro, mas os jardins estão abertos ao público.

Ainda no Conjunto Moderno da Pampulha está a Casa do Baile. Atualmente o espaço abriga a exposição “Seu Antônio” - Formada por uma seleção de imagens captadas ao longo de nove anos por Antônio Lucindo, porteiro do espaço cultural, que revelam seu olhar particular sobre o local e seus acontecimentos. A Casa do Baile funcionará todos os dias, das 10h às 18h. 

Na região Centro-Sul, fica o Museu da Moda de Belo Horizonte – MUMO. Durante o feriado, ele funcionará de quinta a sábado, das 10h às 18h, e fechará no domingo. Atualmente, o espaço abriga a exposição "Saberes da Costura: do molde à roupa", que reflete sobre os saberes das costuras a partir de uma imersão no método de corte centesimal, especialmente a máquina de costura.   

A programação cultural completa da cidade você encontra aqui no Portal Belo Horizonte.   

Jardins do Museu de Arte da Pampulha - MAP - Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 - Jardim Atlântico.

Casa do Baile - Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha.

Museu da Moda - R. da Bahia, 1149 - Centro. 

  • Feira de Artesanato da Afonso Pena (Feira Hippie)
Feira de Artesanato da Afonso Pena
Feira Hippie / Qu4rto Studio

Uma das mais tradicionais de Belo Horizonte, a Feira Hippie é nacionalmente conhecida por seus produtos de artesanato, roupas, bijuterias e gastronomia. O cardápio é variado e conta com opções de doces regionais, feijão tropeiro, pastel com caldo de cana, milho na manteiga, espetinhos e até acarajé. Todo domingo, mais de 60 mil visitantes passam por lá. No Domingo de Páscoa, ela será realizada normalmente, das 07h às 14h.

Feira Hippie - Avenida Afonso Pena, S/N – Centro. 

  • Mercado Central 
Mercado Central
Mercado Central / Qu4rto Studio

O Mercado Central é um dos pontos mais tradicionais e democráticos da cidade, reúne artesanato, produtos regionais e pratos típicos. Lá você compra o que estiver faltando em casa e ainda aproveita para se deliciar com o famoso fígado acebolado com jiló. Quinta e sábado, o funcionamento do mercado será normal, das 08h às 18h. Na Sexta-Feira da Paixão e Domingo de Páscoa, ele abrirá das 8h às 13h. 

Mercado Central - Av. Augusto de Lima, 744 - Centro. 

  • Transporte Público

Na quinta-feira, o transporte público de Belo Horizonte funcionará no esquema de dia útil atípico. Na Sexta-Feira da Paixão, o funcionamento seguirá o esquema de domingo e feriado. No sábado, o quadro de horário seguirá normalmente. No Domingo de Páscoa, o funcionamento seguirá o horário de domingos e feriados. 

Mais informações na página da BHTrans .    

O funcionamento dos demais órgãos, equipamentos e serviços municipais durante a Semana Santa está disponível no site da Prefeitura de Belo Horizonte. Confira!