Zona Cultural Praça da Estação Foto: Ana Beatriz Baeta
Zona Cultural Praça da Estação Foto: Ana Beatriz Baeta

Zona Cultural Praça da Estação

A Zona Cultural Praça da Estação, instituída por meio do Decreto Municipal Nº 15.587/2014, é um território da cidade reconhecido por instituições públicas e pela sociedade civil como um lugar de referência para a realização de práticas culturais e artísticas, de caráter urbano e tradicionais. Constituída por um conjunto de equipamentos culturais públicos e privados, a Zona Cultural Praça da Estação aglutina diversos usos, atividades e manifestações culturais, em caráter contínuo, que possibilitam a fruição da diversidade cultural presente na cidade. 

A Secretaria Municipal de Cultura, a partir do PROJETO ZONA CULTURAL PRAÇA DA ESTAÇÃO, pretende integrar poder público, iniciativa privada, equipamentos culturais, artistas, agentes, produtores culturais e sociedade civil na valorização da diversidade cultural da região, potencializando e ampliando as atividades culturais do território e o convívio entre as pessoas. Nesse sentido, a ação fortalece a democratização do acesso à cultura na cidade. 

Tendo como eixo central a democratização do acesso à cultura, a iniciativa potencializará a ocupação do território por meio da oferta de programação regular, da ocupação intensiva dos espaços públicos e dos equipamentos culturais existentes em seu perímetro. O projeto será desenvolvido com a valorização da comunidade local, seus diversos públicos e artistas, reforçando o local como referência para a prática de manifestações artísticas de caráter tradicionais e urbanas na cidade. 

 

EDITAL ZONA CULTURAL PRAÇA DA ESTAÇÃO 2021

No dia 20 de julho de 2021, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, publicou uma nova edição do edital Zona Cultural Praça da Estação, da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O objetivo é reconhecer, valorizar e potencializar as atividades artísticas e culturais dentro desta tradicional região central da capital, com a destinação de recursos pelo Poder Público Municipal para a realização de projetos neste território. As inscrições acontecem de 23 de julho a 23 de agosto de 2021. Acesse informações completas no site: http://pbh.gov.br/zonacultural2021