Zona Cultural Praça da Estação
Foto: Ana Beatriz Baeta

Zona Cultural Praça da Estação

As atividades do Zona Cultural Praça da Estação estão temporariamente interrompidas, em virtude da publicação do decreto N° 17.298 pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, que suspende a realização de eventos em espaços abertos ou fechados como medida de combate à pandemia mundial do coronavírus (COVID-19).


A Zona Cultural Praça da Estação, instituída por meio do Decreto Municipal nº 16.417/2016, é um território da cidade reconhecido por instituições públicas e pela sociedade civil como um lugar de referência para a realização de práticas culturais e artísticas, de caráter urbano e tradicionais. Constituída por um conjunto de equipamentos culturais públicos e privados, a Zona Cultural Praça da Estação aglutina diversos usos, atividades e manifestações culturais, em caráter contínuo, que possibilitam a fruição da diversidade cultural presente na cidade. 

A Secretaria Municipal de Cultura, a partir do PROJETO ZONA CULTURAL PRAÇA DA ESTAÇÃO, pretende integrar poder público, iniciativa privada, equipamentos culturais, artistas, agentes, produtores culturais e sociedade civil na valorização da diversidade cultural da região, potencializando e ampliando as atividades culturais do território e o convívio entre as pessoas. Nesse sentido, a ação fortalece a democratização do acesso à cultura na cidade. 

Tendo como eixo central a democratização do acesso à cultura, a iniciativa potencializará a ocupação do território por meio da oferta de programação regular, da ocupação intensiva dos espaços públicos e dos equipamentos culturais existentes em seu perímetro. O projeto será desenvolvido com a valorização da comunidade local, seus diversos públicos e artistas, reforçando o local como referência para a prática de manifestações artísticas de caráter tradicionais e urbanas na cidade. 

Acompanhe a programação.