Belo Horizonte tornou-se nacionalmente conhecida como um dos pólos da cultura Hip Hop, movimento que neste ano celebra 39 anos da sua chegada à cidade e ao Brasil como um todo.
O início de tudo remete aos anos de 1983 e 1984, quando jovens saíram de suas casas para ocupar as ruas com a dança do break.
Lugares como a Praça Afonso Arinos, o Terminal turístico JK e a Praça da Estação foram palcos destes movimentos iniciais, com grupos como a Break Crazy e a Break Machine, alguns dos primeiros coletivos de dança de rua da cidade.
Tantos anos depois a cidade segue consolidada com os movimentos urbanos, com eventos de grande reverberação como o Duelo de MCs, o Duelo de MCs Nacional, Palco Hip Hop, entre outros.
Com o objetivo de celebrar este movimento que já faz parte da paisagem urbana e demarca pontos importantes da cidade, o Festival Hip House – Edição Underground vai realizar nos dias 3 e 4 de dezembro, no período da tarde e noite, um roteiro turístico que visitará alguns pontos que demarcam essa história, inclusive para as novas gerações.
Espaços e estabelecimentos como o Viaduto Santa Teresa, Avenida Sapucaí, Bar Um Bom Lugar, Museu de Artes e Ofícios, Teatro Espanca, Praça da Estação, 2Black Beer, Sula – Comida & Cultura, Mi Corazón, painéis e murais do projeto Cura Art no Centro de BH, Centro de Referência da Juventude (CRJ), estão incluídos.
Todo o percurso contará com guias de turismo e agentes culturais além de intérpretes de Libras. O projeto foi idealizado pelos produtores culturais Luan Lima, Letícia Fox, Vitor Gonzaga e Wesley de Oliveira Castro.
O Festival Hip House – Edição Underground é um projeto gratuito viabilizado via edital de chamamento público 009/2022 da Belotur Incentivo: Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte