Destaque do Mês
Arraiá Urucuia 16 anos
Vem aí o arraiá mais esperado do ano! No dia 30, a partir das 16h, o Centro Cultural Urucuia vai estar em clima de festa para comemorar seus 16 anos em grande estilo! Prepare-se para dançar muito ao som do Trio Forró Guiné e se encantar com a animação da Quadrilha Forró de Minas – Aqui nós Faz Festa Sô! Não fique de fora dessa celebração cheia de música boa e de alegria arretada!
Público: livre
Dia 30, domingo, a partir das 16h
Artes Cênicas
Oficina de Jogos Teatrais
A partir de jogos e brincadeiras populares e musicais, a oficina se propõe a oferecer aos participantes, atividades que além de divertidas, desenvolvem o interesse prazeroso pela literatura, música, consciência corporal, relacionamentos interpessoais e despertam valores como empatia, colaboração e liberdade.
Público: livre
Dia 8, sábado, às 10h
Espetáculo teatral “Brigite Guardô em: Alegria Não se Encaixa”
Baseada na história do Livro “Brigite Guardô em: Alegria não se Encaixa”, Brigite chega aos palcos para junto do público, contar e reviver a aventura de resgatar sua bolsinha e libertar o mundo de uma pandemia de mau humor. No livro, a palhaça Brigite e seus amigos se jogam nessa aventura cheia de bons encontros e desafios. No teatro, ao se reencontrar com o público, ela apresenta seus amigos e parte à procura das chaves mágicas, descobrindo lugares, segredos e revelando que mico mesmo é querer encaixar a alegria. É uma história para todas as idades, inclusive para as crianças que andam esquecidas dentro dos adultos apressados.
Público: livre
Dia 8, sábado, às 15h
Coisa Nossa Gafieira Futurista
Apresentar movimentos da base da gafieira que lhes servirão para o conhecimento e experimentação de desdobramentos que podem resultar em movimentos mais complexos. Prática corporal somática, harmonização da dupla – conexão, deslocamento no espaço. Realizada com recursos da Lei Municipal de incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Público: livre
Dias 13, 20 e 27, quintas, às 19h
Primeiro Tempo de Algo
Memórias vestidas de objetos e motivos comuns de linguagem. Materiais e formatos inventivos que derrubam algumas noções convencionais do que é memória, sobretudo como conteúdo privado e individual. Em Primeiro Tempo de Algo, a dança se desdobra em espaços simbólicos, ressignificações produzidas pelo coletivo nomeiodeparacom.
Público: a partir de 12 anos
Dia 22, sábado, às 18h
Audiovisual
Laboratório de Trilha Sonora
Oficina dedicada à produção de trilhas sonoras para obras audiovisuais.
Público: a partir de 12 anos
Dia 15, sábado, das 9h às 19h
Cine Concerto Limite
O projeto propõe remontar, em 9 centros culturais de Belo Horizonte, a ideia das antigas sessões de cinema, exibindo o clássico mudo Limite (Brasil, 1930), de Mário Peixoto, acompanhado por performance sonora ao vivo executada por Daniel Nunes. Os centros culturais escolhidos serão ressignificados, transformando-se em “grandes salas de cinema” preparadas com telão, projetor, iluminação, som surround 5.1, cadeiras, e, claro, muita pipoca, para que as sessões possam ser desfrutadas pelo público da cidade.
Classificação indicativa: 12 anos
Público: a partir de 12 anos
Dia 15, sábado, às 19h
Literatura
Oficina-Sarau: “Que Papelão!”
Poesia para ler, cantar, recitar e brincar – a proposta do encontro é criar seu próprio “bicho poético” com caixas e chapas de papelão, inspirados em animais do livro Arca de Noé, de Vinicius de Moraes. Mediação: Flávia Paixão.
Público: crianças e suas famílias
Dia 12, quarta, às 9h30
Clube Cultural de Leitura
Encontros abertos para a discussão de um livro lido pelo grupo, no intuito de trocarmos experiências, conhecimentos e impressões. Livro do mês: “Tudo é rio”, de Carla Madeira. Mediador: Deydson Tcharles.
Público: juvenil, adulto e idoso
Dia 15, sábado, às 15h
Patrimônio Cultural
Saberes e Sabores
A influência da cultura africana na culinária mineira é ainda desconhecida por muitos. Tutu, pastel de angu, feijão tropeiro, são alguns dos pratos que guardam em seus sabores a história da colonização e da escravidão vivenciada pelo povo preto no Brasil. O tema central das oficinas são as tradições da culinária mineira ancestral, ou seja, saberes e sabores que perduram em Minas e que carregam em si a resistência do povo preto.
Público: Jovens, adultos e idosos
Dias 8 e 15, sábados, às 8h
Mãos Amigas
Espaço para troca de conhecimentos e saberes sobre artesanato, pintura, bordado e outros aspectos da cultura popular.
Público: juvenil, adulto e idoso
Terças e quartas, das 14h às 16h
Encontros e Oficinas
Lian Gong em 18 Terapias
Prática corporal oriental com foco na prevenção e na promoção do equilíbrio entre corpo e mente, como forma de tratar doenças e promover o bem-estar. Orientação: Márcia Elizabeth.
Público: juvenil, adulto e idoso
Segundas, das 8h às 9h
Capoeira – Grupo “Cais da Bahia”
Mediação: Mestre Presuntinho
Segundas e quartas, às 19h
Arte da Saúde
Programa de promoção à saúde, utilizando a arte como principal ferramenta de produção de cidadania e protagonismo infanto-juvenil. Com Míriam Vilaça. Realização: Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas-MG.
Público: infantojuvenil, de 7 a 17 anos
Forma de participação: encaminhamento pelo Centro de Saúde de referência do participante
Terças e quintas, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Taekwondo
Arte marcial de origem coreana que utiliza movimentos de ataque e defesa com os pés e as mãos. Realização: Raça Taekwondo.
Público: a partir de 7 anos
Inscrições: no Centro Cultural
Terças e quintas, das 9h às 10h e das 14h às 15h
Lian Gong – NASF/B
Ginástica baseada na medicina tradicional chinesa. Orientação: Juliana Mota. Realização: Secretaria Municipal de Saúde – NASF Barreiro.
Público: Jovens, adultos e idosos.
Quartas, das 10h às 11h
Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Os encontros favorecem o ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância.
Público: livre
Sábados, das 10h às 11h30
Serviços
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h
Cessão de Espaço
O CCU disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
No horário de funcionamento da Biblioteca