MUSEU CASA KUBITSCHEK APRESENTA OFICINA VIRTUAL DE BORDADO NO PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS
O Museu Casa Kubitschek apresenta a oficina virtual "Desenhando com fio: o processo criativo do bordado", iniciativa que integra a programação educativa do espaço cultural, no Pampulha Território Museus. A ação busca despertar o processo criativo dos participantes para o desenvolvimento de desenhos com linhas no tecido. A atividade é direcionada aos integrantes do Bordando Memórias, grupo de bordado do MCK, e acontece na sequência de quatro sábados, o primeiro aconteceu no dia 8 de maio. A oficina é ministrada pela bordadeira Marcela Fernandes de Carvalho, via plataforma digital.
Ao longo desses quatro encontros virtuais, o grupo Bordando Memórias irá experimentar práticas de desenho a mão livre com a intenção de elaborar riscos de bordado, em que será investigado o desenho como desígnio na leitura da imagem têxtil. Nestes encontros, será reconhecido quais tipos de imagens antecedem o desenho do risco do bordado, e quais aquelas que antecedem o desenho de determinados pontos.
Se você é integrante do grupo Bordando Memórias e se inscreveu para participar da oficina, fique atento às datas e horários da atividade. Essas informações serão divulgadas pela produção da oficina diretamente aos participantes.
O Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico.
BORDANDO MEMÓRIAS
O projeto Bordando Memórias oferece atividades de bordado com temáticas relacionadas ao acervo do Museu Casa Kubitschek e ao patrimônio da Pampulha. A cada ano, uma temática é escolhida e as participantes são convidadas a conversar, investigar e bordar aquele tema. Desde o início da pandemia, os encontros do grupo, rotineiramente realizados aos sábados de manhã, deixaram de ocorrer de forma presencial e a troca entre as participantes vem sendo feita via aplicativo de mensagem.