Foto: Lucas Menezes
Foto: Lucas Menezes

NYDIA NEGROMONTE INTEGRA A PROGRAMAÇÃO DO PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS COM O VÍDEO "A MEMÓRIA DAS COISAS"

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico, apresenta a atividade virtual "A Memória das Coisas", vídeo com a artista Nydia Negromonte que estará disponível no dia xx de agosto, às 10h, no site www.pampulhaterritoriomuseus.com.br.  A ação está relacionada à “Outras Habitabilidades”, nova exposição do Museu Casa Kubitschek, onde Nydia realiza uma instalação a partir da abordagem de objetos pertencentes ao acervo pessoal da antiga proprietária da casa, D. Juracy Guerra, propondo uma configuração que evoca aspectos da memória e da intimidade familiar. Ao longo da atividade, a artista apresenta o processo de investigação e criação da obra, assim como nos provoca uma reflexão sobre as interseções entre arte, cultura material e memória.

 

"A Memória das Coisas" é uma atividade educativa virtual do Museu Casa Kubitschek, integrante da programação do Pampulha Território Museus. Todo o processo de gravação e produção do vídeo foi realizada respeitando os protocolos de combate à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte.

 

Nydia Negromonte

Nydia é  artista plástica, formada em desenho pela Escola de Belas Artes da UFMG, em 1989, com especialização em gravura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona - Espanha. Em 2012, realizou uma grande mostra individual, “Lição de Coisas”, com curadoria de Renata Marquez, no Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte - MG e participou da Trigésima Bienal de São Paulo, com “A Iminência das Poéticas”, evento que teve a curadoria de Luis Pérez-Oramas.

 

Exposição "Outras Habitabilidades"

A exposição "Outras Habitabilidades" acontece no Museu Casa Kubitschek e reforça a vocação do espaço para oferecer ao público experiências reflexivas e sensíveis no campo da arquitetura residencial, do universo doméstico, do paisagismo e da história da Pampulha, de forma acessível, crítica e diversa. A mostra colabora, ainda, para ressaltar e valorizar os aspectos arquitetônicos e paisagísticos do museu e, também, apresentar elementos que permitam perceber os contextos históricos, culturais e políticos que caracterizam o território da Pampulha. A exposição funcionará atendendo a todos os protocolos de prevenção ao contágio pela Covid-19 determinados pela Prefeitura de Belo Horizonte, incluindo agendamento prévio e gratuito pelo pbh.gov.br/reaberturamuseus. As visitas podem ser feitas de quarta-feira a domingo, das 11h às 18h.

 

O MUSEU CASA KUBITSCHEK

O Museu Casa Kubitschek - MCK - integra o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e tem como sede a casa modernista construída para ser residência de fim de semana do então Prefeito Juscelino Kubitschek (1940- 1945). Marco da arquitetura moderna dos anos de 1940, a casa projetada por Oscar Niemeyer é cercada por exuberante jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx, em terreno de aproximadamente três mil metros quadrados. O museu foi inaugurado em 2013, com o objetivo de oferecer ao público experiências reflexivas e sensíveis no campo do paisagismo, da arquitetura residencial, dos modos de morar e da história da Pampulha, por meio da realização das ações de aquisição, conservação, investigação e difusão de acervos referenciados no movimento modernista e na ocupação da região da Pampulha.