O Museu Giramundo é guardião do maior acervo de teatro de bonecos das Américas. Ele se distingue de outros similares por estar “vivo”, com grande parte dos espetáculos originais ainda em atividade. Também se destaca a grande coleção de desenhos e projetos técnicos de Álvaro Apocalypse, um dos maiores criadores do teatro de bonecos mundial. A coleção de fotografias históricas do Giramundo documenta a trajetória e os bonecos do grupo. Tão importante quanto o patrimônio material do grupo é o seu patrimônio “imaterial”, seu know-how, representado por seu processo de planejamento e construção de bonecos depurado ao longo de 40 anos de história. Esse conjunto de conhecimentos, guardados e desenvolvidos pelos integrantes do grupo, possui grande valor material e imaterial, por seu potencial educativo e social. O Museu e a Escola Giramundo representam uma fusão entre educação e cultura.
A Escola Giramundo tem no oferecimento de oficinas uma modalidade para promover sua atividade educativa. Com isso, a Escola tem dois principais objetivos: 1 - a divulgação de conhecimento e a perpetuação da tradição do teatro de bonecos e 2 – A formação e profissionalização de bonequeiros e marionetistas seguindo diretrizes e metodologia do grupo Giramundo, o que inclui contextualização histórica, pesquisa, experimentação e primor técnico.
O Teatro Giramundo é o espaço de apresentação e ensaio do grupo. Pela primeira vez em sua história, funciona dentro do Museu, em programação permanente. Sua existência potencializa a atividade educativa, permitindo à Escola Giramundo espaço para experimentação e formação nos campos da manipulação, montagem de cena, coreografia e cenotécnica. O espaço do teatro imprime vitalidade ao espaço museológico e a atividade da Escola cria um ambiente fértil de crítica e interação para a criação teatral.