Quem Investe aqui: Solar View
Aécio Bolzon e Welbert Rodrigues
SolarView
3443-3225/99224-8986
Os engenheiros e mestrandos Aécio Bolzon e Welbert Rodrigues se encontraram na biblioteca da UFMG. Em meio aos livros e ao estudo foram mais longe: decidiram empreender a partir de uma Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que, regulamentou o mercado de geração distribuída no país, nome dado aos sistemas de geração de energia elétrica que são descentralizados (distribuídos nos telhados e proximidades das unidades consumidoras quaisquer, sejam elas, casas, comércios, indústrias). A eles se juntou o também engenheiro Jean Diniz e formaram a SolarView, em 2013. Hoje, os três comandam uma equipe com 24 colaboradores.
A empresa trabalha com a gestão de energia elétrica e atende consumidores que geram a própria energia por meio de placas solares fotovoltaicas, também chamadas de microusinas solares. Por meio do sistema de monitoramento da SolarView, os clientes podem acompanhar as informações de geração e consumo na tela do smartphone.
A startup foi a primeira e única central de monitoramento universal para geração distribuída e consumo no Brasil e atualmente a SolarView é também o maior portal de monitoramento fotovoltaico integrado do país. Monitora a geração, o consumo e todos os outros fluxos de energia da unidade consumidora que também produz energia. A plataforma da empresa tem mais de 10 mil usuários ativos até o momento.
Em todo o Brasil, existem aproximadamente 90 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica. Segundo estudo de 2014 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), 30% desse mercado tem potencial de adotar as microusinas. Hoje, o país tem cerca de 50 mil microusinas solares (também chamadas de unidades autoprodutoras de energia elétrica).
No ano de 2018, a SolarView iniciou operações internacionais, primeiramente na Colômbia. Mas o processo de internacionalização não ficou por aí, ações na Argentina e no México também estão sendo realizadas. Além de ampliar as atividades nesses países, o objetivo da empresa é se consolidar como o maior portal de gestão de geração distribuída na América do Sul.
A participação do Sebrae foi importante nesse processo de crescimento. Lá, os sócios participaram do Empretec e da primeira edição do GO Minas, programa do Sebrae de aceleração de startups. Também se inscreveram no edital do Inovativa, para aprimorar as soluções tecnológicas da empresa.