Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Patrimônio, Memória e Identidades Culturais - Manifestações Tradicionais (religiosas/populares)

Live Série "Memórias do Samba de BH" com Norma Venâncio

Descrição

A próxima live do projeto Memórias do Samba de Belo Horizonte será com Norma Venâncio, uma amante e incentivadora do gênero que é o maior patrimônio cultural brasileiro. 

Norma se apresenta rapidamente: “Meu nome é Norma Venâncio, nasci no bairro Primeiro de Maio, em Belo Horizonte. Quando jovem, juntamente com meu pai (que era mestre de obras), e meus irmãos, vivenciamos o crescimento e o desenvolvimento da capital mineira. Desde nova já queria trabalhar como empreendedora, tanto que meu primeiro negócio foi um pequeno salão de beleza e depois fui para a área de vendas. Isso foi um passo para que, junto com meu ex-esposo, eu abrisse um espaço para fomentar o samba em Belo Horizonte, já que o mesmo sofria muito preconceito por ser música que nasceu da mistura de ritmos africanos, ou seja, uma música de pretos. Entendo que o samba, assim como a capoeira na época colonial, sofreu e ainda sofre muito preconceito, como é o caso do funk que também sofre preconceito hoje em dia.”

Vá conhecer a história dessa mulher consciente e lutadora, fundamental para a história do samba de Belo Horizonte. A live com ela será dia 11 de novembro, às 20 horas, no Instagram do Coletivo de Sambistas Mestre Conga.

Localização
ONLINE
Informações
Data
A "Memórias do Samba de BH" tem como finalidade resgatar e difundir a história do Samba de BH, através de depoimentos de grandes protagonistas dessa história. Essas informações servirão, também, para documentar o pedido de registro do samba como patrimônio cultural imaterial da cidade.
Entrada
Gratuito