Eventos /  Temporada  /  Cultural

Programação Centro Cultural São Geraldo

Descrição

Artes Cênicas

Carimbó
De origem indígena com influências da cultura negra e portuguesa, o Carimbó é muito popular no norte do país. Trata-se de uma dança com movimentos giratórios e vestimenta de cores vibrantes, tendo como destaque grandes saias rodadas. Quinzenalmente, às quintas. Professora: Raquel Dias.
Público: a partir de 14 anos
Dias 6 e 20, quintas, das 15h às 16h30


Oficina Jogos de Afeto

As oficinas Jogos de Afeto têm como objetivo sensibilizar e conscientizar os idosos de suas potencialidades físicas e mentais, por meio do conhecimento da estrutura e mecanismos do corpo humano, exercícios lúdicos e jogos teatrais. Queremos despertar no participante um novo olhar sobre sua própria história, a partir de exercícios de criação, jogos com objetos e contação de histórias.
Público: a partir de 50 anos.
Inscrições: no Centro Cultural ou pelo e-mail do Centro Cultural
Terças, das 15h às 18h


Artes Visuais

Ateliê Aberto
A fim de criar um ambiente colaborativo de artes, o CCSG abre as portas de seu ateliê para que possamos compartilhar, produzir e aprender sobre práticas como pintura, desenho, colagem, gravura etc.
Público: livre
Quintas, das 14h às 16h


Literatura

Contando o que o Livro Conta
Leitura compartilhada de textos sobre o tema do mês, “Todos os tipos de amor”, seguida de uma conversa sobre a história lida. Mediação: Belle Andrade.
Público: a partir de 14 anos
Quartas, das 14h às 15h


História afetiva de Leitores e Bibliotecas em Belo Horizonte
A exposição reúne depoimentos espontâneos de diversos leitores, além de relatos de outros 20 entrevistados com atuação na cena literária de BH.
Público: livre
Visitação: no horário de funcionamento do Centro Cultural


Música

Coral Canto Livre
Com o intuito de reavivar as atividades de canto em grupo realizadas pela Oficina de Canto Livre no CCSG de sua inauguração até 2015, o artista Glaysson Astoni traz a nova proposta de criar o Coral Canto Livre, reunindo cantores e músicos da comunidade para uma prática conjunta com o potencial de mobilizar artistas em torno da música, do cantar e de seus próprios potenciais, formando um grupo musical com ênfase no canto em grupo, no modelo de corais populares.
Público: a partir de 18 anos
Inscrições: no Centro Cultural ou pelo e-mail do Centro Cultural
Sábados, das 9h às 11h


Patrimônio Cultural

Vivência com Mestres e Contramestres de capoeira AMEC
No segundo domingo de cada mês em 2024, o CCSG recebe o encontro "Vivências", organizado pelo coletivo da AMEC do programa Escola de Mestres que visa preservar e divulgar o patrimônio cultural imaterial da capoeira, incluindo suas raízes históricas, formações de bateria, cânticos tradicionais e técnicas corporais. Valoriza os mestres antigos, as lutas sociais e a memória dos ancestrais africanos. Com Mestre Beto Onça e Contramestre Hélio Traíra.
Público: livre
Dia 9, domingo, das 8 às 14h


Roda de Conversa: Racismo Ambiental e os Impactos nas Tradições de Matriz Bantu
Nesta atividade, o projeto “Abre Caminho” propõe uma roda de conversa sobre o tema “Racismo Ambiental e os impactos nas tradições de Matriz Bantu”, explorando as interseções entre questões ambientais e culturais. Proponente e facilitadora: Makota Kidoiale, do Quilombo Manzo Ngunzo Kaiango.
Público: livre
Dia 19, quarta, das 19h30 às 21h30


Capacitação Mestres e Contramestres Capoeira – AMEC
As capacitações são dedicadas à codificação da capoeira tradicional, destinadas a capoeiristas experientes, oriundos de diferentes territórios e comunidades. Esta atividade tem como objetivo a preservação da tradição da capoeira e do papel do mestre nesta arte. Com Mestre Beto Onça e Contramestre Hélio Traíra.
Público: adulto
Inscrições: no Centro Cultural, durante o horário da capacitação
Quartas, das 19h às 22h


Nós e Nossos Avessos
Aulas colaborativas para trabalhos com fios e tramas, bordados e tapeçarias. Mediador: Miguel Antonio.
Público: livre
Sextas, das 14h às 17h


Oficina de Capoeira
Ofertada pela Associação Mineira de Estudos da Capoeira (AMEC), tem como objetivo a preservação da capoeira como expressão cultural, incentivando o estudo e a prática da capoeira tradicional. Ela abrange tanto a introdução quanto o aprimoramento dos fundamentos da capoeira, atendendo tanto iniciantes quanto alunos avançados. Com Mestre Beto Onça e Contramestre Hélio Traíra.
Público: a partir de 6 anos
Sextas, das 19h às 20h (infantil) e das 20h às 22h (adulto)


Encontros e Oficinas


Aula de Forró
Gênero musical originário do nordeste do Brasil, fortemente vinculado à identidade cultural de seus habitantes. Professora: Noeli Gonçalves Machado.
Público: a partir de 14 anos
Vagas: 30
Terças, das 18h às 19h30


Oficina de dança O Som Das Quadras
A oficina de dança jazz funk visa promover a dança clássica da cultura dos bailes, ensaia os passinhos que movimentam as pistas ainda nos dias de hoje, unindo gerações trazendo saúde e bem estar.
Público: juvenil, adulto e idoso
Quintas, das 19h às 21h30


Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Encontros de Brinquedos e Brincadeiras com professor Léo Ladeira.
Público: infantil
Sextas, das 17h30 às 19h


Serviços

Encontros com Cultura – Reunião da Comissão Local
Reunião de artistas, produtores e frequentadores do CCSG, com o objetivo de dialogar sobre a cultura em nosso território. Aberto aos agentes culturais, parceiros e moradores da comunidade.
Público: adulto
Dia 24, segunda, das 18h às 19h

Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h


Brinquedoteca Élcio Ribeiro
Venha brincar e se encantar com os brinquedos em madeira produzidos pelo artesão Élcio Ribeiro.
Público: livre
Visitação: durante o funcionamento do CCSG


Cessão de Espaço
O CCSG disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
No horário de funcionamento da Biblioteca

Informações
Horários
a
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar